Trocas devem fazer Dallas Mavericks brigar nos playoffs

Time texano vem crescendo de produção na segunda metade da temporada

Trocas Dallas Mavericks playoffs Fonte: Glenn James / AFP

Após ficar fora dos playoffs na última temporadada, o Dallas Mavericks se movimentou com trocas importantes na última trade dealine. Agora, o time tem chance de realmente brigar em abril, quando começam os mata-matas. A equipe texana adicionou talento e força para fazer a diferença de agora até o fim da fase regular.

As trocas que o Dallas Mavericks fez vão impulsionar o time aos playoffs de forma direta. Ao menos, tem tudo para que isso aconteça. Com PJ Washington e Daniel Gafford, a equipe tem mais profundidade no garrafão e ganha uma versão melhorada em relação ao que tinha com Grant Williams.

Publicidade

Não, Williams passa longe de ser ruim, mas pelo que PJ Washington tem capacidade para fazer, a diferença é considerável. Enquanto o atual jogador do Charlotte Hornets era aquele cara que ficava no canto da quadra, esperando Luka Doncic fazer suas mágicas, Washington sai do ala-pivô protocolar que só espaça a quadra. Ele ajuda especialmente atacando a cesta e pode atuar em três posições.

Por fim, com Gafford, aquele jogo de dupla Com Kyrie Irving e Doncic já começou a aparecer. A diretoria do Mavericks queria Clint Capela para fazer isso, mas as ideias de trocas com o Atlanta Hawks foram para o espaço. E Capela já fazia muito bem esse tipo de jogo com James Harden na época do Houston Rockets. Então, como não foi possível fechar com ele, sobrou a chance com o Washington Wizards para fazer algo similar.

Publicidade

E o que Gafford faz na defesa é algo realmente notável, até por conta de sua envergadura de 2,14 metros. Além disso, sua chegada dá um alívio ao jovem Dereck Lively, que foi obrigado a assumir a titularidade antes da hora.

Leia mais sobre o Dallas Mavericks

Lively ainda é cru no ataque e basicamente vinha sendo usado em situações específicas com Doncic ou após rebote ofensivo. Mas o impacto do calouro na defesa é grande. Sem ele, Dallas possui oito vitórias e nove derrotas. Eram seis triunfos em 15 partidas até as trocas que o Mavericks fez. Então, quando Gafford chega, ele minimiza a ausência do novato e faz o time jogar.

Publicidade

Enquanto isso, o Mavs ainda tem Maxi Kleber para dar uma alternativa no garrafão. O alemão tem arremesso do perímetro e é ainda melhor quando tem outro cara grande por perto. Seja com Gafford ou Lively, o garrafão começa a ter mais proteção.

E é algo que a diretoria vinha buscando mesmo. Afinal, Dallas vinha sofrendo 54 pontos por jogo no garrafão, a sétima pior marca da temporada. Depois das trocas, apesar de a amostra ser pequena (dois jogos), o Mavericks sofreu 48.5, o que coloca a equipe entre as melhores.

Publicidade

Claro, é preciso ter tempo, ver como o time vai reagir quando Lively voltar e, depois, analisar como será o comportamento a médio prazo.

E nos playoffs?

O Dallas Mavericks trabalhou bem na última offseason, mas o time não deu liga e teria muitos problemas para ir aos playoffs, não fossem as trocas que fez. Mas é importante salientar ainda que a volta de Kyrie Irving também faz diferença. Embora seja apenas do outro lado da quadra, já são cinco vitórias consecutivas. E não foram triunfos sobre qualquer time: Oklahoma City Thunder (por 35 pontos), Philadelphia 76ers (por 16) e New York Knicks (por 14).

Publicidade

Então, com Irving ao lado de Doncic, o Mavericks começa a esboçar uma subida para ir aos playoffs. No momento, o time está brigando pelas últimas duas vagas diretas. Isso porque a turma de cima não está dando muito espaço para os outros. Minnesota Timberwolves, Oklahoma City Thunder, Los Angeles Clippers e Denver Nuggets sobram.

Hoje, seis times disputam duas vagas diretas aos playoffs: New Orleans Pelicans, Phoenix Suns, Sacramento Kings, Los Angeles Lakers e Golden State Warriors, além do Mavericks. E o Warriors entra na briga após vencer sete dos últimos oito jogos. Portanto, até abril, vamos ver quem tem mais “gasolina no tanque”.

Publicidade

E todas as dez primeiras equipes no Oeste estão jogando bem no momento. Então, vamos aguardar mais algumas rodadas para entendermos quem realmente vai aos playoffs diretamente. Mas é impossível dizer que o Mavericks não faz parte disso.

O basquete é outro em relação ao início, quando Jason Kidd viu que não era possível escalar o time como projetava. Aquilo não deu liga, não funcionou. Mas com as mudanças, o efeito parece ser imediato.

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários