O pivô Tristan Thompson está a poucos detalhes de confirmar sua permanência no Cleveland Cavaliers pelas próximas cinco temporadas. Segundo Marc Stein e Brian Windhorst, da ESPN, o jogador de 24 anos tem a renovação de seu contrato praticamente sacramentada e o acordo deverá ser finalizado nas próximas horas. Ele receberá cerca de US$80 milhões em salários pelo novo vínculo.
O Cavs esteve em negociações no início da última campanha para acertar a extensão prévia com o jovem talento, mas não conseguiu selar o compromisso. O então reserva rejeitou uma oferta de US$52 milhões por quatro anos, apostando em valorização ao longo da temporada. E, de fato, a aposta se pagou: ele recuperou espaço com o andamento da competição e foi crucial para a conquista do título do Leste.
Thompson era agente livre restrito, mas os dirigentes de Ohio nunca se viram pressionados na negociação pela falta de concorrentes no mercado. Ao redor da liga, a impressão é que o time igualaria quaisquer propostas pelo jogador e, por isso, ninguém sequer considerava tentar sua aquisição. O fato de ter os mesmos empresários de LeBron James, Rich Paul e Mark Termini, também advogava em favor de sua permanência.
Agora, o pivô deverá enfrentar alta concorrência por espaço na rotação do técnico David Blatt: Timofey Mozgov chegou ao longo da campanha encerrou a temporada no quinteto inicial, Kevin Love é titular absoluto quando saudável e o brasileiro Anderson Varejão retorna de contusão ganhando alto salário.
Presente nos 82 jogos do Cavaliers, Thompson alcançou médias de 8.5 pontos e 8.0 rebotes na temporada. Foi na pós-temporada, porém, que ele saiu do banco para provar seu valor e garantir o novo vínculo: assumindo a titularidade após a lesão de Love, foi peça importante na caminhada até a final da NBA anotando 9.6 pontos e 10.8 rebotes em pouco mais de 36 minutos de ação por noite.