Jonathan Kuminga vai deixar o Golden State Warriors em uma das trocas mais previsíveis dos últimos tempos na NBA. No entanto, o que ninguém sabe ainda é para onde ele vai. O ala está liberado para negócios desde o último dia 15, enquanto ele pediu oficialmente para sair logo depois.
Em geral, quando um jogador pede troca na NBA, é um péssimo sinal para o time que ele está sob contrato. No entanto, Jonathan Kuminga é bem jovem e todo o mundo sabia que ele ia sair. Ou seja, não vai afetar em nada. Ainda mais que o Warriors tem feito o papel de “talvez, a gente fique com ele” para não perder valor na negociação. Mas a gente já sabe que é um jogo de palavras, nada além disso.
No período da trade deadline, é fácil entender quem está disponível no mercado. Basta ver se o jogador está entrando em quadra, até quando vai seu contrato e sua importância para o time. E uma coisa ficou clara nas últimas semanas: Kuminga não vai sair sozinho do Warriors.
A franquia de San Francisco está atrás de jogadores que possam ajudar no garrafão. Desesperada, até. Enquanto o time levava 46 pontos por jogo na área pintada em 2024/25, tal número subiu para quase 51. Até no ataque isso caiu de um ano para o outro. Ou seja, está faltando presença ali.
Leia mais
- Boletim de rumores e trocas da NBA (17/01/2026)
- LeBron James comanda, Lakers domina Raptors e volta a vencer
- Bulls aponta o preço de troca por Coby White
Mas o Warriors vai conseguir um pivô em opções de trocas por Jonathan Kuminga até os próximos dias no mercado da NBA? Aí é o problema. Não tem muito jogador disponível assim. E, se quiser, ele vem com algum problema na “bagagem”.
Daí, você pode pensar em nomes como Kristaps Porzingis ou Anthony Davis. Ambos são ótimos jogadores, mas pouco ficam em quadra. Aliás, o primeiro seria o ideal pelo plano de jogo de Steve Kerr. Afinal, o Warriors precisa de alguém que faça o espaçamento em quadra no ataque. Davis, por outro lado, dá mais consistência defensiva, apesar de ser ainda melhor no ataque.
Mas aí é tentar entender o que o Warriors realmente quer aqui.
Se for algo para provar antes e testar por meio ano e, depois, ver se estende, a melhor opção é o letão. Primeiro, porque seu contrato é expirante. Depois, é um valor menor que o de Davis. Por fim, seria o que Golden State precisa para bater salários.
Atlanta Hawks
Warriors recebe: Kristaps Porzingis
Hawks recebe: Jonathan Kuminga e Buddy Hield
É uma troca simples, o Warriors despacha Kuminga e Hield e ganha um jogador para o garrafão. Porzingis pode não ser o mais confiável na questão saúde, mas seria uma grande adição.
Por outro lado, o Hawks ganha um arremessador em Hield e um ala para jogar ao lado de Jalen Johnson, pois Zaccharie Risacher não vem fazendo o que Atlanta esperava.
Brooklyn Nets
Warriors recebe: Michael Porter e Day’Ron Sharpe
Nets recebe: Jonathan Kuminga, Gary Payton II, Buddy Hield e Moses Moody
Aqui, você pode incluir uma escolha do Warriors, mas com tais jogadores, é possível. Golden State ganha um cestinha e arremessador de três em Michael Porter, enquanto leva um jogador forte no garrafão com Day’Ron Sharpe.
Enquanto isso, o Nets fica com dois jogadores jovens (Kuminga e Moody), além do expirante de Payton. Hield pode ser útil vindo do banco por conta das bolas de três.
A única questão é que nas opções de trocas de Jonathan Kuminga, parece pouco para o Nets na atual campanha da NBA. Isso porque Porter valorizou muito e, pela primeira vez desde que recebeu a extensão com o Denver Nuggets, tem seu salário compatível ao que faz em quadra. Então, é possível que Brooklyn peça uma escolha a mais, especialmente a de 2028, quando o Warriors estará em uma possível reformulação.
Chicago Bulls
Warriors recebe: Nikola Vucevic
Bulls recebe: Jonathan Kuminga
É uma troca mais simples, mas que pode ajudar os dois lados. Enquanto Nikola Vucevic deve ser muito útil ao Warriors por seu espaçamento e nos rebotes, Kuminga chegaria ao Bulls para ajudar Matas Buzelis.
Mas como o Warriors vai fazer o Bulls aceitar Buddy Hield?
Aí é que está. O Bulls precisa de arremessadores. Mas teria de envolver Patrick Williams, o que deixaria tudo muito mais difícil. Só funcionaria com Golden State mandando ainda Moses Moody e Trayce Jackson-Davis. Afinal, Chicago vai precisar de alguém para suprir a ausência de Vucevic.
Outras opções
Claro que aqui, a ideia foi “mandar” Kuminga para um time do Leste, pois o Warriors não gostaria de reforçar equipes da mesma conferência. Até aí, tudo normal.
Mas o ala ainda pode ir para alguém do Oeste. Tudo depende de quem vai querer levar Hield junto. Não pode estar mais claro, pois o jogador saiu da rotação e tem mais dois anos de contrato.
Quais times gostariam de ter um arremessador assim? Não entenda errado: Hield é ruim na defesa, mas ajuda muito nos arremessos de três. Ele está com 32.7% de aproveitamento, o que é péssimo, mas pode voltar ao seu “normal”, na casa dos 40%.
O Los Angeles Lakers, de acordo com rumores, pode ser um time a receber Jonathan Kuminga em uma das opções de trocas da NBA. Assim, o Lakers mandaria Rui Hachimura, Jarred Vanderbilt e Dalton Knecht, enquanto o Warriors enviaria Gary Payton II, além de Kuminga e Hield.
Golden State leva um arremessador jovem, um bom ala-pivô que arremessa, além de alguém para ajudar nos rebotes de ataque e na defesa. Por outro lado, o Lakers melhora a defesa de perímetro com Payton, além de uma boa quarta opção de ataque em Kuminga.
No fim, ninguém sabe qual é o destino do ala, mas é certo que vai acontecer nos próximos 15 dias.
Siga nossas redes sociais
Todas as informações da NBA estão nas redes sociais do Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Confira todo o nosso conteúdo, mas não se esqueça de seguir a gente por lá.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA
Fonte: Reprodução / X

