Tracy McGrady lidera classe de eleitos para o Hall da Fama

Ídolo, Tracy McGrady é destaque da lista de selecionados para o templo máximo do basquete em 2017

Fonte: Ídolo, Tracy McGrady é destaque da lista de selecionados para o templo máximo do basquete em 2017

Um dos grandes ídolos da NBA na década passada, o astro Tracy McGrady foi eleito para a classe de 2017 do Hall da Fama. O ex-ala-armador é um dos somente dois ex-jogadores da liga entre os 11 selecionados para o templo máximo do basquete neste ano. O técnico da Universidade de Kansas, Bill Self, e a ex-atleta Rebecca Lobo também fazem parte da lista divulgada na tarde deste sábado.

Em uma decisão pouquíssimo usual, McGrady foi o único ex-jogador da NBA eleito pelo comitê de honra neste ano. Tim Hardaway, Chris Webber e Sidney Moncrief também estavam entre os finalistas do Hall da Fama por meio da votação normal, mas não conseguiram a aprovação mínima. O ex-ala-pivô George McGinnis foi selecionado, mas entrou por seleção direta do comitê dos veteranos/ABA.

Publicidade

Ídolo de Orlando Magic e Houston Rockets, McGrady foi duas vezes cestinha da liga e convocado para sete Jogos das Estrelas em uma carreira de 15 temporadas que ainda incluiu passagens por Toronto Raptors, Detroit Pistons, New York Knicks, Atlanta Hawks e San Antonio Spurs. Era o primeiro ano em que o craque de 37 anos era elegível ao Hall da Fama.

O ex-jogador grego Nikos Galis, o ex-técnico colegial Robert Hughes, a treinadora universitária Muffet McGraw e dois ex-integrantes dos Harlem GlobeTrotters (Zack Clayton e Mannie Jackson) estão entre os escolhidos pelo Naismith Memorial neste ano. Fecham a lista de eleitos o ex-vice-presidente da NCAA (Tom Jernstedt) e o recém-falecido ex-gerente-geral do Chicago Bulls, Jerry Krause.

Publicidade

Confira a lista completa de eleitos para o Hall da Fama neste ano e seus feitos:

Tracy McGrady (ex-jogador): Sete vezes convocado para o Jogo das Estrelas e eleito para um dos quintetos ideais da liga, além de ter sido cestinha de duas temporadas. Médias de 19.6 pontos, 5.6 rebotes e 4.4 assistências em 938 jogos disputados na NBA.

Publicidade

Robert Hughes (ex-técnico): Lendário treinador que atuou no basquete colegial do Texas por 47 anos. Cinco vezes campeão estadual e dono de 35 campeonatos distritais. Treinador com maior número de vitórias da história do circuito colegial masculino norte-americano (1.333).

Bill Self (treinador): Atual técnico da Universidade de Kansas, onde possui uma sequência de 13 participações seguidas no Torneio da NCAA e conquistou o título nacional em 2008. Carreira com 613 vitórias e um dos seis técnicos da história a comandar três instituições diferentes ao Elite Eight da NCAA.

Publicidade

Rebecca Lobo (ex-jogadora): Líder da equipe campeã universitária invicta de Connecticut (1995), sendo eleita MVP do Final Four. Campeã olímpica em 1996 e dona de carreira de seis temporadas na WNBA. Atualmente, analista de basquete feminino da ESPN norte-americana.

Muffet McGraw (técnica): Treinador da Universidade de Notre Dame há 30 anos, com sete participações no Final Four da NCAA e um título nacional. Eleita três vezes melhor técnica da temporada e uma das quatro profissionais com 800 triunfos na primeira divisão do basquete universitário feminino.

Publicidade

George McGinnis (ex-jogador): Um dos líderes da conquista dos dois títulos da ABA pelo Indiana Pacers. Convocado para seis Jogos das Estrelas (ABA/NBA), eleito MVP da ABA em 1975 e um dos 30 maiores jogadores da história da extinta liga. Médias de 20.2 pontos, 11.0 rebotes e 3.7 assistências em 842 jogos disputados.

Publicidade

Nikos Galis (ex-jogador): Um dos maiores pontuadores da história do basquete europeu e ídolo grego. Oito vezes cestinha da Euroliga. Integrante da primeira turma do Hall da Fama da FIBA e considerado um dos 50 melhores jogadores da história do basquete internacional pela federação.

Tom Jernstedt (ex-dirigente): Ex-vice-presidente da NCAA que criou a fórmula atual do campeonato nacional universitário norte-americano, incluindo o Final Four. Ex-vice-presidente da USA Basketball também na conquista da medalha de ouro em Sidney-2000.

Publicidade

Jerry Krause (ex-dirigente): Gerente-geral do Chicago Bulls na formação do elenco hexacampeão da NBA na década de 1990. Responsável pelas seleções de Scottie Pippen e Horace Grant no draft de 1987. Eleito duas vezes melhor dirigente da liga. Falecido em março deste ano.

Mannie Jackson (ex-jogador e dirigente): Atual presidente e dono do Harlem Globetrotters, por quem também atuou entre 1962 e 64. Primeiro afro-americano a jogar pela Universidade de Illinois. Primeiro afro-americano dono de um grande time esportivo dos EUA.

Publicidade

Zack Clayton (ex-jogador): Eleito diretamente pelo comitê dos pioneiros afro-americanos. Membro do Harlem Globetrotters e um dos maiores jogadores de basquete do planeta nas décadas de 1930 e 40. Campeão mundial profissional de basquete atuando pelo New York Rens (1939) e Washington Bears (1943).

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários