Dores e contusões foram uma desagradável constante na trajetória do astro Tracy McGrady na NBA. Problemas nas costas e joelhos, em especial, fizeram com que o ídolo de Orlando Magic e Houston Rockets anunciasse a aposentadoria da liga em agosto, com apenas 34 anos. O ala-armador viveu momentos tão críticos que admite ter considerado medidas extremas para colocar-se em condições de jogar.
“Eu joguei em alto nível por muitas temporadas e, quando sofri a lesão no joelho (2008), estava fazendo tudo que podia para voltar àquele patamar. Naturalmente, não conseguia porque não tinha a força e confiança. Não acreditava mais que poderia chegar lá novamente apenas com meu esforço. Então, eu realmente considerei tirar vantagem de algo ilegal”, revelou McGrady, em entrevista ao programa Open Court, da NBA TV.
Logo em seguida, o astro – que, na época, atuava no Rockets – contou que não conseguiu levar a ideia de se dopar à frente após tomar conhecimento dos reflexos que aquela decisão poderia ter para sua saúde no futuro. “Eu nunca cruzei essa linha porque li sobre o assunto, soube dos efeitos colaterais que isso pode trazer e o que aconteceria comigo”, finalizou.
Veterano de 16 temporadas na NBA, McGrady acumulou sete convocações para o Jogo das Estrelas e sete seleções para um dos times ideais da liga. Em 938 partidas disputadas no basquete profissional norte-americano, o ala-armador registrou médias de 19.6 pontos, 5.6 rebotes, 4.4 assistências e 1.2 roubo de bola.