Toronto Raptors – Previsão da temporada 2023/24 da NBA

Equipe canadense se movimenta pouco e tenta competir com o mesmo elenco

Toronto Raptors previsão nba Fonte: Jordan Jones / AFP

A temporada 2023/24 da NBA começa no próximo dia 24 e, hoje, vamos falar sobre a previsão do Toronto Raptors. A equipe ficou de fora dos playoffs após ser eliminada no play-in pelo Chicago Bulls. Desse modo, entrou na offseason dando sinais que entraria em reconstrução, mas ficou no meio termo. As maiores mudanças foram a saída de Fred VanVleet e demissão de Nick Nurse, fazendo com Darko Rajaković assumisse o cargo de técnico.

Pascal Siakam é alvo constante de rumores de troca e sua relação com a diretoria, especialmente o presidente Masai Ujiri, não está das melhores. O executivo já afirmou que não gostou de como o astro atuou na última temporada, definindo como “egoísta” o estilo de jogo. No entanto, o ala-pivô ainda está aberto há negociar uma extensão.

O futuro de Siakam, então, é a maior dúvida para a próxima temporada do Raptors. A saída ou permanência dele pode terminar a campanha da franquia. Eles abraçarão a reconstrução ou acreditarão que Siakam, Scotty Barnes, OG Anunoby e Gary Trent Jr conseguirão competir.

Publicidade

O elenco

F/C 5 Achiuwa, Precious 2.06 m 102 kg
F 3 Anunoby, O.G. 2.03 m 107 kg
G/F 4 Barnes, Scottie 2.03 m 109 kg
F/C 25 Boucher, Chris 2.06 m 98 kg
G/F 1 Dick, Gradey 2.01 m 93 kg
G 20 Dowtin, Jeff 1.91 m 80 kg
G 22 Flynn, Malachi 1.85 m 79 kg
G 0 Freeman-Liberty, Javon (TW) 1.93 m 82 kg
F 15 Gueye, Mouhamadou 2.06 m 95 kg
F 8 Harper, Ron Jr. (TW) 2.01 m 111 kg
C 35 Koloko, Christian 2.13 m 104 kg
C 9 Maker, Makur 2.11 m 107 kg
F 2 McDaniels, Jalen 2.06 m 93 kg
G 24 Nowell, Markquis (TW) 1.73 m 73 kg
F 32 Porter, Otto Jr. 2.03 m 91 kg
C 19 Pöltl, Jakob 2.16 m 111 kg
G 17 Schröder, Dennis 1.85 m 78 kg
F 43 Siakam, Pascal 2.06 m 104 kg
G/F 14 Temple, Garrett 1.98 m 88 kg
G 33 Trent, Gary Jr. 1.96 m 95 kg
F/C 21 Young, Thaddeus 2.06 m 107 kg

Movimentações na offseason

Chegaram: Gradey Dick, Dennis Schroder, Jalen McDaniels, Garrett Temple, Markquis Nowell e Javon Freeman-Liberty.
Saíram: Fred VanVleet, Dalano Banton, Will Barton e Joe Wieskamp.

O técnico

Darko Rajaković, de 44 anos, fará sua primeira temporada como técnico principal de uma franquia na NBA. Antes de chegar ao Raptors foi assistente no Oklahoma City Thunder, onde ficou entre 2015 e 2019. Depois, ele foi para o Phoenix Suns (2020). Desde a temporada 2020/21, ele estava no Memphis Grizzlies.

Publicidade

O perímetro

Com a saída de Fredd VanVleet, a previsão é que Dennis Schroder ganhe bastante minutos como armador titular do Toronto Raptors na NBA. Na defesa, o novo reforço é um defensor mais consistente, mesmo que tenha uma média de roubos de bola menor que o astro. No entanto, a preocupação é em relação ao volume de bolas de três. VanVleet foi o jogador que mais tentou arremessos do perímetro na última temporada, acertando uma média de três em 8,8 tentativas. Por outro lado, Schroder nunca passou de 1,9 acertos ou cinco tentativas por jogo em sua carreira.

Desse modo, Gary Trent Jr se tornará o principal arremessador da equipe. Na última temporada teve 36,9% de aproveitamento, acertando 2,5 em 6,8 tentativas. Malachi Flynn e Gradey Dick são os dois outros armadores que terão que assumir um pouco dessa responsabilidade vindo do banco. O veterano Garrett Temple, de 37 anos, também pode ajudar nesse quesito e na defesa, mas lutará para conseguir minutos.

Publicidade

Leia mais sobre o Toronto Raptors!

Nas alas, OG Anunoby e Scotty Barnes são dois jogadores versáteis. Por esse motivo, podemos esperar vê-los ganhando minutos como armadores. Mas eles terão que aumentar o seu volume de arremessos, em especial Barnes do perímetro. Em sua segunda temporada na NBA, o jovem estagnou em 15,3 pontos, sua mesma média quando novato. Além disso, seu aproveitamento foi de 28,1% nas bolas de três, acertando apenas 0,8 em 2,9 tentativas por jogo.

Não vamos esquecer de Pascal Siakam. Ele já era o astro do Raptors e continuará com esse papel. Na última temporada teve a maior média de pontos de sua carreira (24,2), então será o centro do ataque na maior parte do tempo.

Por fim, Otto Porter Jr e Jalen McDaniels serão dois reservas que poderão trazer versatilidade no ataque e na defesa. Thaddeus Young, aos 35 anos, também pode ser uma peça valiosa, no entanto mais defesa, do que no ataque.

Publicidade

O garrafão

No garrafão, o Raptors terá que decidir para quais pivôs dará mais espaço. É claro que Siakam pode ocupar essa posição, mas Jakob Poeltl oferece mais físico para ser o pivô titular da equipe. Ele chegou na trade deadline da última temporada e iniciou em 25 das 26 partidas que realizou com a equipe.

No entanto, ainda há Chris Boucher, Precious Achiuwa e Christian Koloko. Os dois primeiros dividiram a quadra em 2022/23, com Boucher realizando um papel improvisado de ala-pivô. Mas nenhum dos dois apresenta um nível de versatilidade consistente. Além disso, será que é preciso mais versatilidade quando se tem Anunoby, Barnes e Siakam?

Publicidade

Koloko é outra história. O jogador de 23 anos é o que se espera quando se pensa em pivô: tamanho, força e boa defesa. No entanto, ele entra na sua segunda temporada na NBA e precisará mostrar potencial para “roubar” minutos de seus veteranos.

Análise geral

É difícil fazer uma previsão para a temporada do Toronto Raptors na NBA. O futuro de Pascal Siakam está ligado diretamente com os resultados do time. Mas pela diretoria canadense não ser das mais fáceis de se negociar trocas, vamos assumir que ele terminará a campanha ainda no elenco.

Publicidade

O ataque precisa melhorar nas bolas de três. Não adianta ter tanta versatilidade no time se ainda dependem tanto das bolas de dois pontos. Na última temporada foram a 20º equipe que mais tentou bolas do perímetro (32 por jogo). Mas isso diminuirá com a saída de VanVleet. Ao mesmo tempo, tiveram o terceiro menor aproveitamento de trás do arco (33,5%).

A defesa é outra história. Nesse quesito a versatilidade funciona. Na última temporada tiveram o 11º defensive rating (113,1) da NBA. Mas isso não os levou aos playoffs.

A previsão, então, é que continuem no meio termo: Nem entre os piores, nem entre os melhores da conferência. Eles brigaram para se manter na zona de play-in, mas não terão qualidade para avançarem nos playoffs (se chegarem lá).

Publicidade

Previsão Jumper Brasil: nono lugar na Conferência Leste.

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta com a gente o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários