E seguem as listas do Jumper Brasil. Nas últimas semanas, foram divulgadas as dos armadores e alas-armadores. Hoje é a vez dos alas mais subestimados da liga.
10- Mike Dunleavy – Chicago Bulls
Defensor acima da média, Mike Dunleavy é um ótimo arremessador de longa distância e nas últimas cinco temporadas, acertou ao menos 39.9% em quatro delas. Já foi cestinha no Indiana Pacers, mas as contusões acabaram deixando-o perder terreno e foi trocado para o Milwaukee Bucks, onde era reserva. No Chicago Bulls, ele não precisa pontuar tanto para aparecer, até porque ali existem outras melhores opções ofensivas. Mas mesmo assim, consegue contribuir com regularidade.
9- Richard Jefferson – Cleveland Cavaliers
O ala Richard Jefferson tornou-se um andarilho após ótima passagem no antigo New Jersey Nets, até 2007-08. Foi para o Milwaukee Bucks e depois passou por outros quatro times até chegar no Cleveland Cavaliers, onde será reserva de luxo. Aos 35 anos, Jefferson terá provavelmente a sua última chance de tornar-se campeão na NBA.
8- P.J. Tucker – Phoenix Suns
Você sabia que P.J. Tucker possui apenas quatro temporadas na NBA? Aos 30 anos, o ala foi para a D-League, rodou a Europa, e voltou em 2012. Tucker é um excepcional defensor, sabe arremessar dos cantos da quadra e é a alma do Phoenix Suns. Se não acredita, assista a uma partida da equipe e vai entender do que estou falando.
7- Jae Crowder – Boston Celtics
Quando jogava no Dallas Mavericks, Jae Crowder fazia algum sucesso vindo do banco de reservas para incendiar o jogo e por conta de suas madeixas. Só que o ala foi trocado para o Boston Celtics, onde teve mais tempo de quadra e conseguiu conquistar a confiança da diretoria o suficiente para garantir-lhe um novo contrato.
6- Al-Farouq Aminu – Portland Trail Blazers
As expectativas sobre o ala Al-Farouq Aminu eram tão grandes que ele foi a oitava escolha do draft de 2010. Porém, o nigeriano demorou a adaptar-se ao jogo da NBA e deixou o Los Angeles Clippers rumo ao New Orleans Pelicans. Ainda precisa evoluir no arremesso de longa distância (27.4% na temporada passada), mas faz bem o trabalho sujo do outro lado da quadra. Terá a sua melhor chance da carreira em 2015-16, no Portland Trail Blazers.
5- Luol Deng – Miami Heat
Durante muitos anos no Chicago Bulls, Luol Deng foi uma espécie de homem de ferro. Tanto que liderou a liga em minutos jogados por duas temporadas consecutivas. Só que a bola pune. Com todo esse tempo em quadra, Deng sofreu com lesões e chegou a jogar um ano inteiro com os ligamentos do pulso rompidos. Duas vezes convocado para o Jogo das Estrelas, o ala nunca teve tanto reconhecimento por seus serviços prestados. Hoje no Miami Heat, ele é a terceira ou quarta força ofensiva do elenco, mas sua defesa segue impecável.
4- James Johnson – Toronto Raptors
Se você já viu James Johnson jogando, então sabe os motivos de sua presença nesta lista. Esse aqui é underrated com força. Mas só agora, aos 28 anos, terá a oportunidade de jogar duas temporadas seguidas no mesmo time. Johnson é excepcional na defesa, mas encontra problemas para atuar com regularidade e por muitos minutos. Em 2014-15, ele teve grandes atuações, porém na partida seguinte estava fora da rotação de dez jogadores.
3- Gordon Hayward – Utah Jazz
Quando você olha para Gordon Hayward, você pensa em qualquer tipo de carreira para o ala, exceto um jogador de basquete. Mas o físico não muito avantajado esconde uma incrível habilidade e uma mentalidade de dar inveja aos astros da liga. Hayward, de 25 anos, é o principal jogador do Utah Jazz e evolui a cada temporada. Tem um salário alto, é verdade, entretanto é difícil imaginá-lo não fazendo jus aos seus ordenados. Fez 19.3 pontos, 4.9 rebotes e 4.3 assistências em 2014-15.
2- Trevor Ariza – Houston Rockets
Quando Trevor Ariza desembarcou na NBA, ele era um mero desconhecido. Prova disso é que ele foi apenas a 43ª escolha do draft de 2004. Na época, ele disse: “Se meu nome fosse Arizovic, eu estaria entre os 20 primeiros”. Ele não mentiu. Ariza teve algumas passagens pouco produtivas, mas foi em 2013-14, no Washington Wizards, que ele se destacou com 180 cestas de três. O ala jogou pelo Houston Rockets em 2009-10, mas retornou ao time na temporada passada e ele obteve 152 roubadas de bola — a maior de sua carreira.
1- Nicolas Batum – Charlotte Hornets
Para alguns, o francês Nicolas Batum não prova com números, a sua verdadeira importância em quadra. Entretanto, basquete não é feito apenas de números. Batum é um dos melhores defensores de perímetro da NBA e sabe fazer de tudo. Está em seu último ano de contrato, o que significa necessariamente que ele terá uma grande produtividade no Charlotte Hornets.