Tony Parker torna-se maior pontuador da história do EuroBasket

Em 62 partidas disputadas no torneio, o armador francês agora soma 1046 pontos

Fonte: Em 62 partidas disputadas no torneio, o armador francês agora soma 1046 pontos

 

Tony Parker já tem o seu nome na história da NBA e vem alcançando grandes feitos também em torneios da Fiba pela seleção da França. Depois de ser o MVP e guiar sua equipe ao título do EuroBasket em 2013, o armador do San Antonio Spurs se tornou nesta segunda-feira o maior cestinha da história da principal competição europeia, superando Nikos Galis, da Grécia.

Publicidade

No domingo, Parker marcou 11 pontos na vitória da França sobre a Bósnia e Herzegovina e empatou com o ex-jogador grego com 1030 pontos. Nesta segunda-feira, jogando em Montpellier contra a Polônia, o francês acertou seu primeiro arremesso de quadra logo no início da partida e se isolou na liderança do ranking. Ele terminou o jogo com 16 pontos e agora soma 1046 em seu histórico no EuroBasket.

“Quando eu comecei minha carreira, eu nunca pensei que minha vida ficaria assim”, declarou Parker após a partida contra a Polônia. “Minha carreira, meus planos, eu nunca poderia ter imaginado isso. Tem sido como um sonho. Quando você fala em ser o maior pontuador da história, vencer um EuroBasket, todos os recordes individuais, você não aproveita o significado de todas as coisas que você ganha. É uma honra estar na conversa para melhor jogador europeu da história.”

Publicidade

Esta é a oitava participação de Parker no principal torneio de seleções da Europa. O armador já entrou em quadra em 62 partidas e teve como ano mais produtivo em termos de pontuação o EuroBasket de 2011, quando a França perdeu na final para a Espanha, mas ele foi o cestinha da competição com média de 22.1 pontos por jogo.

Antigo detentor do recorde, o grego Nikos Galis alcançou os 1030 pontos em apenas 33 partidas do EuroBasket, o que lhe dá uma ótima média de 31,2 pontos por jogo. Assim como o armador do San Antonio Spurs, ele conquistou apenas um título do torneio, em 1987. Com mais jogos a serem disputados pela seleção da França, Parker tem a chance de estender o recorde ainda este ano.

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários