Para Toni Kukoc, Nikola Jokic ainda está longe de lendas da Europa

Ex-jogador do Bulls não acredita que pivô do Nuggets possa ser comparado a Arvydas Sabonis e Drazen Petrovic

toni kukoc nikola jokic Fonte: Jesse D. Garrabrant / AFP

Os jogadores europeus nunca tiveram tanto protagonismo na história da NBA. Mas, mesmo que a “globalização” seja recente, o hall de craques do velho continente na liga não é curta. São ídolos que devem ser reverenciados na condição de pioneiros, mas também como atletas de técnica e carreira brilhantes. Toni Kukoc já não tem dúvidas de que Nikola Jokic é o próximo nome dessa lista de lendas.

“Eu já falo sobre Nikola há uns seis anos. Ele é ótimo, antes de tudo. Gosto do seu estilo de jogo, pois a inteligência e conhecimento ‘compensam’ a condição atlética que sempre lhe faltou. Além disso, eu acho que passa despercebido como controla o ritmo de todas as partidas. É, para resumir, um excelente jogador de basquete”, exaltou o tricampeão da NBA, em entrevista ao portal croata Index.

Fazer parte dessa lista, no entanto, não significa estar no topo. Longe disso, aliás. Kukoc acompanhou alguns comentaristas norte-americanos discutirem Jokic entre os maiores jogadores europeus da história. Esse é o efeito da conquista do título como o líder do Denver Nuggets. Mas o ícone do Chicago Bulls avisa que ele não está nem perto de alguns ícones do basquete do continente.

Publicidade

“Eu acho que Nikola está no caminho certo. No entanto, acredito que craques como Drazen Petrovic, Vlade Divac e Arvydas Sabonis fizeram muito mais. Ele ainda não chegou nem perto do que esses caras realizaram no esporte. Nikola é incrível, mas a sua carreira ainda não está nem na metade”, contou o medalhista de prata olímpico em Barcelona-1992.

Leia mais

Estatísticas

Uma coisa, Toni Kukoc não pode negar: as estatísticas de Nikola Jokic na NBA colocam-no acima de todos os citados. Acima de quase todos os pivôs, aliás. Nunca se viu, por exemplo, um jogador de garrafão distribuir média de 9,8 assistências por jogo na liga. Ou ficar tão próximo de registrar um triplo-duplo de média. Mas o ex-atleta acredita que os números também são um pouco relativos para a análise.

Publicidade

“Nikola vai ser o melhor jogador europeu do ponto de vista estatístico? É provável que sim. Mas nós assistíamos e ainda assistimos aos jogos da NBA. Se jogadores como Drazen e Nikola jogassem na liga hoje, com 24 anos, eles seriam melhores do que eram no passado. Assim como Vlade, Dino [Radja] e diria até mesmo eu”, avaliou o integrante do Hall da Fama.

Kukoc ressalta que o comentário não é um julgamento sobre jogadores de épocas diferentes. Trata-se muito mais sobre a forma como pratica-se basquete hoje em dia. “Eu não quero fazer comparações entre gerações, pois isso é desnecessário. Afinal, são tempos diferentes. E a qualidade técnica de Nikola, no fim das contas, simplesmente não é questionável”, finalizou.

Publicidade

Como Sabonis

Parece ser um consenso que nunca houve um jogador como Jokic. No entanto, não é bem assim. Digamos que todos são únicos, mas não totalmente inéditos. Nada é sem precedentes. Então, no passado, quem pode ser comparado ao sérvio? Para o grande Charles Barkley, exatamente uma das lendas citadas por Kukoc anteriormente: Sabonis.

Publicidade

“Nikola é o melhor pivô passador de todos os tempos. Brad Daugherty e Bill Walton também foram ótimos passadores. A única coisa comparável a Nikola, no entanto, seria Arvydas no auge. O jovem Sabonis é a coisa mais próxima de um pivô como esse garoto. Alguém que acertava arremessos de três pontos, passava a bola e, além disso, dominava os adversários no poste baixo”, comparou Barkley.

 

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp
Threads
Guia Futebol

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários