O Minnesota Timberwolves já tem um novo “mandachuva” em seu basquete. A franquia finalizou a contratação de Tom Thibodeau para as funções de treinador e presidente de operações na tarde desta quarta-feira (20). Segundo Marc Stein, da ESPN, o contrato entre as partes é válido por cinco temporadas e renderá US$40 milhões em salários ao técnico/executivo.
Conforme noticiado pelo Jumper Brasil, Thibodeau foi entrevistado pelo dono da equipe, Glen Taylor, no final de semana passado. O ex-treinador do Chicago Bulls interessava a Houston Rockets e New York Knicks, mas sempre esteve no topo da lista dos dirigentes de Minneapolis. Os comentaristas Mark Jackson e Jeff Van Gundy também foram entrevistados para o cargo.
“Ao longo do processo, nós identificamos rapidamente Tom como o melhor líder para comandar nosso talentoso time rumo a alcançar seu potencial. Ele é um vencedor provado e um dos mais respeitados treinadores da última década. O futuro do nosso time nunca foi mais brilhante e estamos empolgados em ter Tom a frente de nossas operações de basquete”, elogiou Taylor, por meio de nota oficial.
O técnico de 58 anos chega ao Timberwolves para substituir o recém-dispensado Sam Mitchell, que comandou o time interinamente na última temporada após o falecimento de Flip Saunders. Em apoio ao novo contratado, a franquia acertou também a contratação de Scott Layden – assistente da gerência do San Antonio Spurs – para o cargo de gerente-geral.
Thibodeau esteve à frente do Bulls por cinco temporadas – todas com classificação aos playoffs – e acabou demitido na offseason passada. O veterano passou antes por Boston Celtics, Rockets, Knicks, Philadelphia 76ers, Spurs e pelo próprio Twolves (de 1989 a 92) como assistente técnico. Em Minnesota, ele reencontrará o ala-pivô Kevin Garnett, com quem trabalhou e foi campeão da NBA em Boston.