Fracasso, certamente, não é o termo para definir a carreira de LeBron James na NBA. O astro chegou à liga com expectativas nunca vistas antes, mas correspondeu a todas as previsões. Tornou-se quatro vezes campeão e MVP da liga, além de quebrar recordes a cada noite. O último deles foi ser o primeiro atleta a atingir os inéditos 40 mil pontos. Com a marca, ele colocou a sua trajetória inteira no basquete em perspectiva.
“Fizeram uma propaganda antes do meu draft em que citavam várias lendas do jogo ao falar em mim. Eu era o ‘próximo’. Não assisti ao vídeo na época, mas, agora, fico muito assustado. Antes de tudo, esse tipo de expectativa em cima de um jovem de 18 anos é insano só de pensar. Torço para que nenhum garoto, em nenhum esporte, tenha essa pressão sobre si”, refletiu o craque, após a derrota contra o Denver Nuggets.
Mas, como qualquer jogador que gera grande atenção, LeBron não enfrentou só o peso das expectativas. Havia uma legião de pessoas que não eram tão simpáticas, digamos assim, a sua pessoa. Qualquer má atuação, além disso, ganhava enorme repercussão. Ele pode parecer inquestionável agora, mas isso não quer dizer que nunca se abalou. Não foi por falta de “torcida” que tudo não deu errado em sua carreira.
“Fui colocado em uma posição em que nenhum adolescente deveria. Mas sempre soube que, se quisesse ter sucesso, eu precisaria manter-me focado no trabalho todos os dias. Era a forma de fazer o seu meu nome. Até porque, tirando os meus familiares e amigos, todos queriam ver o meu fracasso na NBA. Para resumir, estava todo mundo torcendo contra”, acusou a referência do Los Angeles Lakers.
Leia mais sobre LeBron James
- LeBron James defende Bronny após queda em projeções de draft
- Kevin Durant exalta longevidade de LeBron James: “Incrível”
- “LeBron James é um milagre”, reverencia Gregg Popovich
Significado
Dentro de quadra, jogadores jogam por vitórias e títulos. Por isso, é bem comum vê-los minimizarem algumas marcas e prêmios individuais. Não é para isso, em síntese, que eles jogam. No entanto, com mais de duas décadas na liga, LeBron sabe o quanto cada recorde exigiu de sua técnica, condicionamento e obstinação. Não espere que o craque diminua a importância de sua mais nova marca histórica.
“Ninguém nunca marcou 40 mil pontos na NBA. Então, estar nessa posição a esta altura da carreira é muito legal. Isso é o feito mais importante que realizei em minha carreira? Certamente, não. No entanto, fazer façanhas entre os grandes jogadores da história da liga. Isso sempre foi um sonho para mim. Aliás, anotar 40 mil pontos é algo que nunca imaginei”, confessou o futuro integrante do Hall da Fama.
Uma marca histórica de pontuação nunca vai ter o mesmo peso de títulos da NBA, por exemplo. Mas LeBron garante que cada feito que alcança possui um valor especial aos seus olhos. “É óbvio que existem realizações que são mais importantes do que outras. Isso é normal. Mas eu estaria mentindo se dissesse que hoje não teve um significado pessoal enorme”, admitiu o veterano.
Conselheiro
LeBron James nunca flertou com o fracasso na NBA, mas teve que encarar obstáculos intangíveis para ser um dos maiores da história. Teria sido uma trajetória mais fácil, certamente, se pudesse aconselhar a si próprio mais jovem, certo? Não exatamente. Quando questionado sobre o conselho que daria a sua versão de 18 anos de idade, o craque afirmou que não diria nada. Afinal, não precisava disso.
“Eu não daria nenhum conselho para mim mesmo, pois já tinha uma ótima cabeça com 18 anos. Fui criado da forma certa pela minha mãe. Recebi as orientações corretas dos meus técnicos. Além disso, conheci uma jovem mulher na escola que ajudou a manter os meus pés no chão. Então, na verdade, eu só diria para fazer o que pensava mesmo. Ser verdadeiro e acreditar em si mesmo”, finalizou o lendário ala.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA