A cada dia, os rumores indicando o interesse do Memphis Grizzlies em negociar Rudy Gay se tornam mais fortes. Segundo Darren Wolfson, da filial de Minneapolis da ESPN Radio, o time teria feito uma proposta de troca recentemente ao Minnesota Timberwolves com o ala como peça principal. A oferta, porém, foi recusada de imediato pelo gerente-geral David Kahn.
Wolfson especula que o Grizzlies teria pedido Kevin Love e/ou Nikola Pekovic na troca. Ele não descarta que outros cenários de troca tenham sido discutidos entre as franquias, envolvendo a participação de outras equipes para facilitar a negociação, mas nada foi acertado.
Os dirigentes de Memphis estariam interessados em trocar o ala para evitar o pagamento de multa por exceder o teto salarial imposto pela NBA. O jogador possui contrato garantido até 2015 e mais de US$50 milhões a receber de salário. Há cerca de três anos, quando foi agente livre, o Timberwolves mostrou forte interesse em contar com seus serviços.
Toronto Raptors e Phoenix Suns são outras duas equipes que estiveram ligadas a rumores envolvendo a aquisição do titular do Grizzlies.
Gay tem 26 anos e disputa sua sétima temporada na NBA. Em 32 partidas realizadas na atual campanha, o ala acumula médias de 17.8 pontos, 5.8 rebotes, 2.6 assistências e 41% de aproveitamento nos arremessos de quadra.