Malik Beasley não demorou para mostrar a que veio e causou impacto instantâneo no Minnesota Timberwolves. A primeira impressão foi tão boa, na verdade, que a equipe já não tem mais dúvidas sobre seus planos para o ala-armador. Segundo Jon Krawczynski, do site The Athletic, o time exercerá direito de restrição sobre a agência livre do jovem atleta e vai renovar seu contrato em longo prazo.
Um empecilho para a negociação pode ser as altas expectativas que o jogador de 23 anos possui em um segundo contrato da carreira. O Denver Nuggets tentou renovar seu vínculo antes de decidir negociá-lo e, mesmo com proposta na faixa dos US$15 milhões anuais, as conversas nunca chegaram perto de um acerto. O empresário que cuida das tratativas, para piorar, é o controverso Rich Paul.
Beasley foi adquirido pelo Timberwolves na última trade deadline, chegou ao time ganhando uma vaga no quinteto titular e registrou média de 20.7 pontos em suas primeiras 14 partidas pela nova equipe. Além disso, ele ainda pegou 5.1 rebotes e converteu quase 43% dos arremessos de longa distância que tentou no início da passagem pela franquia de Minnesota.