Pouquíssimos jogadores chegaram aos 37 anos jogando no nível em que Tim Duncan vem se apresentando nesta temporada. Com suas melhores médias de pontos (17.8) e rebotes (9.9) em três anos, o veterano foi selecionado para o quinteto ideal da liga, segundo time de defesa e está a uma vitória de voltar às finais da NBA desde 2007. Embora todos comentem sua idade, esta é a última coisa em que o pivô do San Antonio Spurs pensa.
“Eu não estou preocupado com minha idade. Estou muito focado em ter outra oportunidade de chegar à decisão e tentando vencer. Nós fomos colocados de lado por anos e faz tempo que não somos finalistas, então isso significaria muito. É óbvio que ainda precisamos vencer mais um jogo, mas estou empolgado com a chance”, contou Duncan, que acaba de se tornar o sexto maior cestinha (4.467) e o segundo atleta com mais duplos-duplos anotados (144) na história dos playoffs.
O técnico Gregg Popovich também tem poucos motivos para pensar na idade do comandado. Afinal, nos últimos dois jogos, o veterano foi decisivo para as vitórias do Spurs na prorrogação. “Timmy sente-se responsável por nos carregar nestes momentos. Esse é o motivo pelo qual é considerado um dos melhores há 16 anos. Ele vem sendo inacreditável”, elogiou o treinador.
O armador Tony Parker, que joga ao lado do pivô há 12 anos, acompanhou os elogios de Popovich. “Ele está jogando de forma espetacular. Simplesmente inacreditável. Eu não sei muitos jogadores de sua idade fizeram isso na história da liga”, afirmou o astro francês, que ganhou três títulos da NBA com o ídolo da franquia.
Duncan conquistou seu primeiro título da NBA em 1999 e só precisa de mais um triunfo em quatro duelos contra o Memphis Grizzlies para estar uma vez mais na série derradeira da temporada. “Eu nunca senti que nada estava garantido para mim, então essa é uma campanha especial. Realmente quero vencer desta vez, quero estar de volta às finais. Eu quero outro campeonato”, finalizou o futuro integrante do Hall da Fama.