O Oklahoma City Thunder foi mais uma franquia que surpreendeu imprensa, fãs e analistas com a escolha de um auxiliar sem grande experiência para ser o seu novo técnico. De acordo com Adrian Wojnarowski, da ESPN, a equipe ignorou os nomes especulados no mercado e resolveu efetivar Mark Daigneault, de somente 35 anos, ao cargo. Ele era um dos assistentes da antiga comissão técnica do time, liderada pelo experiente Billy Donovan.
“A oportunidade de ser treinador do Thunder é uma honra legitimamente especial. Em meus seis anos em Oklahoma City, eu desenvolvi profundo comprometimento com essa organização e a comunidade que hoje chamo de casa. Desde o primeiro dia aqui, os meus valores sempre estiveram alinhados com a organização e estou ansioso para ajudar a realizá-los tanto dentro, quanto fora de quadra”, declarou Daigneault, por meio de nota oficial.
O jovem técnico era considerado o “azarão” em uma concorrência com uma série de profissionais que, embora também não tivessem experiência no comando de uma equipe da NBA, tinham mais idade e experiência como parte de comissões técnicas da liga. Will Weaver, ex-assistente do Brooklyn Nets e treinador do ala brasileiro “Didi” Louzada no Sydney Kings era visto como favorito a ficar com o cargo até as últimas horas.
“A experiência como técnico e diferentes vivências que Mark teve em sua passagem pelo Blue é algo raro para alguém de sua idade. Ele mostrou a habilidade especial de empoderar seus jogadores e auxiliares. Nós estamos confiantes de que ele vai continuar ajudando a modernizarmos nossa abordagem como organização em um ramo em constante evolução”, elogiou o gerente-geral Sam Presti, em comunicado oficial.
A inesperada contratação consolida a ascensão meteórica de Daigneault, que iniciou a carreira como assistente de Donovan na equipe da Universidade da Flórida. Ele foi trazido pelo Thunder em 2014 e, após uma temporada, acabou nomeado técnico do Oklahoma City Blue, time afiliado da franquia na G-League. Por lá, o jovem passou cinco temporadas e conquistou três títulos de divisão antes de retornar ao grupo de apoio do seu mentor no basquete – e, agora, substitui-lo.
O novo treinador terá a missão de comandar um elenco em provável reconstrução, baseado nos jovens talentos que ajudaram o time na surpreendente campanha da última temporada. Veteranos como Chris Paul e Danilo Gallinari deverão sair do Thunder, enquanto apostas como Shai Gilgeous-Alexander, Darius Bazley e Lu Dort assumem como as “novas caras” da franquia de Oklahoma City.
Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA:
Instagram
Youtube
Twitter
Facebook