No High School, médias espetaculares em seu ano de Senior, com 25.9 pontos, 11.2 rebotes, 6.9 assistências e 4.8 roubadas. Na UCLA, forçado a jogar como shooting guard em favorecimento do veterano Darren Collison, seu rendimento caiu para apenas 8.5 pontos, 3.7 assistências e 3.8 rebotes, mas ainda assim foi a 17ª escolha do Draft, antes mesmo do que Collison.
Quando estreou pelo Philadelphia 76ers na NBA, em 2009, foi o primeiro jogador a nascer na década de 90 a disputar uma partida de basquete profissional. Quatro temporadas depois, Jrue Holiday foi convocado para seu primeiro All-Star Game, e se aproxima rapidamente do auge.
Aos 22 anos, o armador está disputando sua melhor temporada na liga, e as estatísticas estão aí para comprovar isso: atuando 38.8 minutos por noite, tem médias de 19 pontos e 8.9 assistências, acertando 45,2% dos arremessos de quadra. Todos esses são os melhores números na carreira.
Ele agora é o cestinha do Sixers, além de ser o principal passador do time: 36,9% dos passes que resultaram em cestas da franquia na temporada saíram de suas mãos até o momento. Seu aproveitamento nos chutes do perímetro também aumentou em relação às temporadas passadas, com 45,5% de acertos.
Além disso, é um defensor de perímetro muito eficiente, talvez um dos mais subvalorizados da liga. Por exemplo: em toda a temporada passada, o Sixers sofria 90.72 pontos a cada 100 posses com ele em quadra, e sem ele, 96.17 pontos.
Ele finalmente não tem que dividir seus minutos com Louis Williams, que foi para o Atlanta Hawks. Não coincidentemente, seu Usage Rating subiu para 27.3% e seu Player Efficiency Rating pulou para 18.2. Em contrapartida, ele agora comete quatro turnovers por noite, quase o dobro do que em 2011-12.
Os torcedores do Sixers só têm a agradecer o desabrochar de Holiday, pois com a saída de Andre Iguodala da equipe, eles ficaram sem um Franchise Player – que teoricamente seria Andrew Bynum. Porém, como até a volta de Derrick Rose parece estar mais próxima do que a do pivô, Holiday tomou esse posto para si, e não deve mais deixá-lo.
Sabiamente, a franquia assinou uma extensão contratual de 41 milhões de dólares pelos próximos quatro anos com ele, antes mesmo da temporada começar, um indício claro de que apostava em sua evolução para o futuro. Pelo que vem jogando, o all-star vai ser um dos melhores custos-benefícios de toda a liga. Ponto para a diretoria.
—
Holiday é apenas mais um dos jovens armadores que estão despontando na NBA, juntamente com John Wall, Kyrie Irving, Kemba Walker, Greivis Vasquez, Jeff Teague, Ricky Rubio, Pablo Prigioni, Ty Lawson, Stephen Curry, Eric Bledsoe… Bom para a renovação da liga. Muito bom mesmo.
Algumas de suas melhores jogadas em 2011-12:
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=l3u93o-iJ4c]
E na temporada atual:
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=XtHjtGIttQU]