O Conselho Executivo de Acionistas de Ativos Comerciais da EuroLiga se reuniu na manhã de hoje, de forma remota, e decidiu pelo cancelamento das temporadas das principais competições de basquete da Europa – EuroLiga e EuroCup – em razão da pandemia de Covid-19.
O presidente e CEO da EuroLiga, Jordi Bertomeu, divulgou um comunicado à imprensa para explicar a decisão, destacando que a saúde e a segurança dos atletas, fãs, funcionários, parceiros e comunidades locais continuam sendo a principal prioridade da entidade.
“Sem dúvida, esta é a decisão mais difícil que tivemos em nossos 20 anos de história. Devido a razões fora de nosso controle, fomos forçados a interromper a temporada mais bem-sucedida e emocionante da história do basquete europeu. Isso acontece depois de dois meses e meio em que todas as partes interessadas da liga mantiveram sua determinação e esgotaram todas as possibilidades para tentar oferecer uma temporada completa e única aos nossos fãs, cuja paixão é a força motriz de todos os nossos esforços. Estou especialmente orgulhoso de como as comunidades da EuroLiga e da EuroCup permaneceram unidas em tempos incrivelmente difíceis. Obviamente, tínhamos muitas motivações para retomar a temporada 2019-20, mas em uma situação tão excepcional, temos que colocar a saúde das pessoas em primeiro lugar e à frente de qualquer outro interesse: nossos jogadores, treinadores, árbitros, clubes, nossa equipe da liga e nossas emissoras, mantendo-nos fiéis às nossas crenças e ao que defendemos. Nos próximos meses, temos apenas uma missão: fazer tudo ao nosso alcance para ajudar nossas comunidades a voltarem mais fortes e construir a melhor versão de nós mesmos – dentro e fora da quadra – para quando pudermos nos reunir com os fãs. Este não é um fim, mas um novo começo”, disse Bertomeu.
Além disso, o Conselho Executivo definiu que as mesmas 18 equipes que disputaram a temporada 2019-20 – ALBA Berlin (ALE), Anadolu Efes (TUR), ASVEL (FRA), Baskonia (ESP,) CSKA Moscou (RUS), Estrela Vermelha, (SER), FC Barcelona (ESP), FC Bayern de Munique (ALE), Fenerbahçe (TUR), Khimki Moscou (RUS), Maccabi Tel Aviv (ISR), Olimpia Milano (ITA), Olympiacos (GRE), Panathinaikos (GRE), Real Madrid (ESP), Valencia (ESP), Zalgiris Kaunas (LIT) e Zenit (RUS) – estarão presentes na próxima edição da EuroLiga.
Quanto à temporada 2020-21 da EuroCup, ficou estabelecido que as oito equipes que se classificaram para as quartas de final de 2019-20 – Málaga (ESP), Monaco (FRA), Partizan (SER), Promitheas Patras (GRE), Reyer Venezia (ITA), Tofas Bursa (TUR), UNICS Kazan (RUS) e Virtus Bologna (ITA) – terão suas vagas asseguradas. As 16 vagas restantes serão concedidas às equipes qualificadas na classificação final de suas ligas nacionais.
As temporadas 2020-21 da EuroLiga e EuroCup começarão em 1º de outubro e 30 de setembro de 2020, respectivamente, conforme aprovado anteriormente pelo Conselho Executivo. A liga e os clubes continuarão monitorando a evolução do Covid-19, mantendo contato próximo com governos e autoridades de saúde pública para garantir condições ideais para todos os participantes quando a temporada começar.