Após o fim da temporada, confira o ranking dos melhores jogadores de todos os tempos da NBA

Em conjunto com o leitor Raphael Mascarenhas, criamos um ranking com pontuações sobre os atletas da liga

ranking melhores jogadores NBA Fonte: Jesse D. Garrabrant / AFP

O Denver Nuggets foi o campeão da temporada 2022/23 ao superar o Miami Heat em cinco jogos na decisão. Como resultado, em um trabalho conjunto com o leitor Raphal Mascarenhas, criamos uma tabela de pontuação para todos os atletas da liga. Na verdade, de todos os tempos. Assim, concluímos o ranking dos melhores jogadores na história da NBA.

Basicamente, toda premiação individual e por equipe entrou na regra. Os três primeiros de cada estatística, de cada temporada, pontuaram. Por exemplo, se um atleta liderou a NBA em uma campanha em pontos, ele ganhou três pontos. Se ele ficou em segundo, dois. Então, se terminou em terceiro, um. O mesmo serve para a posição no Draft.

Nas seleções por votação, como calouro, jogador que mais evoluiu ou sexto homem, tem o mesmo critério dos líderes da temporada. Entretanto, a seleção para o All-Star Game, por si só, leva cinco pontos. O MVP do evento festivo ganha outros cinco. Por fim, o melhor defensor fica com dez pontos, o segundo com sete e, o terceiro, com cinco.

Publicidade

Depois, nas seleções de All-NBA, é a mesma pontuação para o defensor: 10, 7 e 5. Se o atleta fez parte dos times de defesa, são sete pontos para a primeira equipe e cinco para a segunda. Quem foi campeão, só por fazer parte daquele elenco, ganha dez. Mas se fez parte dos 75 melhores eleitos no ano passado, fica com 30. MVP tem a seguinte pontuação: 20 para quem ficou em primeiro, dez para o segundo e cinco para o terceiro. Enfim, quem levou medalha de ouro em Mundiais ou Olimpíadas, ganhou mais cinco.

Publicidade

Leia mais

Para chegarmos aos melhores jogadores de todos os tempos da NBA, o Raphael criou um ranking, pesquisando cada temporada. Nós, do Jumper Brasil, adotamos o critério das pontuações. Portanto, sem mais delongas, confira como ficou.

Em primeiro lugar, ficou Michael Jordan, com 734 pontos, enquanto LeBron James foi o segundo, com 708. Apesar de existir um grande debate sobre quem é o melhor, nossa pesquisa apontou o ex-jogador do Chicago Bulls na frente. Para James superar Jordan, por exemplo, ele terá de ir ao All-Star Game duas vezes (naquilo que acreditamos ser o seu ano de aposentadoria). Além disso, ser campeão, ao menos uma vez.

Publicidade

Então, LeBron chegaria a 728. Faltariam seis pontos. Desde que o astro do Los Angeles Lakers esteja, pelo menos, uma vez no segundo time ideal, bastaria. Portanto, de acordo com o ranking, se James pretende liderar, ele terá de “ralar” muito ainda.

Em terceiro, ficou Kareem Abdul-Jabbar, com 661, fechando o pódio. Mas a distância para o quarto, Kobe Bryant, é de mais de cem pontos (556). Próximo de Kobe está Tim Duncan, com 540, enquanto Bill Russell fechou com 475. Shaquille O’Neal foi o sétimo, com 459, mas Wilt Chamberlain aparece em oitavo, com quatro pontos a menos. Magic Johnson, o nono, com 447. Por fim, fechando o top 10, está Hakeem Olajuwon, com 433.

Publicidade

Dos atletas em atividade, o mais próximo de LeBron é Kevin Durant (14°), com 367. Depois, vem Chris Paul (21°), com 323. Por fim, Stephen Curry é o quarto entre os ativos (23°), com 299 pontos.

Critérios do Ranking

Critérios Draft Líder em Pts, Reb, Ass, Rou, Blk, LL, FG e 3P (Temporada) Líder em Pts, Reb, Ass, Rou, Blk, LL, FG e 3P (Carreira) Rookie of The Year Most Improved Player 6th Man of The Year Defensive Player of the Year All Star
3 3 10 3 3 3 10 5
2 2 7 2 2 2 7
1 1 5 1 1 1 5
Critérios All Star MVP All-NBA Team All-NBA Defensive Team Campeão 75th Anniversary Team MVP Finals MVP Gold Medal
5 10 7 10 30 20 20 5
7 5 10 3
5 5 1

Após 1209 jogadores para o ranking dos melhores da NBA, chegamos a uma conclusão que se baseia e mistura o objetivo com o subjetivo. Embora seja algo que nós criamos antes de termos ideia do resultado final, foi uma surpresa analisar tudo.

Publicidade

Mas temos brasileiros na lista, também. Leandro Barbosa, Anderson Varejão e Tiago Splitter, todos receberam pontuações. Enquanto Leandrinho teve o prêmio de melhor reserva de 2007, ele foi campeão pelo Golden State Warriors. Portanto, foram 15 pontos, ocupando o 486° lugar. Splitter, pelo título com o San Antonio Spurs, ficou com dez (792°).

Varejão, no entanto, é um caso curioso. Apesar de ele fazer parte do elenco do Cleveland Cavaliers em 2016, o ex-pivô saiu em troca para o Portland Trail Blazers. Então, como ele recusou o anel de campeão, levou apenas seis pontos, sendo um pelo terceiro lugar como melhor reserva e cinco por fazer parte do segundo time de defesa da NBA. Assim, ele fechou no 946° lugar.

Publicidade

Embora Nenê seja um dos melhores brasileiros de todos os tempos, ele não levou nenhum ponto.

Agora, caso queira baixar a planilha e conferir tudo, basta clicar aqui.

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários