Temporada de 2020 da LBF é cancelada por causa da pandemia de Covid-19

Foram disputados apenas três jogos antes da paralisação motivada pela pandemia

Fonte: Foram disputados apenas três jogos antes da paralisação motivada pela pandemia

A Liga de Basquete Feminino (LBF) decidiu encerrar as atividades da atual temporada. Após uma reunião realizada por videoconferência na manhã desta terça-feira (23), as equipes participantes concordaram em cancelar a competição. A diretoria da liga e os dirigentes dos oito clubes que participam do campeonato acreditam que ainda não exista um cenário ideal em termos de segurança para que os jogos sejam disputados.

No que seria sua décima edição, a LBF teve propostas para a retomada da temporada, como a ideia de partidas com portões fechados, sem torcida e seguindo protocolos de saúde. A nota oficial divulgada pela liga destaca os mais de um milhão de casos confirmados, somados aos mais de 50 mil mortos pela Covid-19.

O presidente em exercício da LBF, Valter Ferreira, comentou sobre os esforços feitos durante meses, mas que a saúde dos envolvidos era o principal: “Procuramos preservar a integridade de nossas atletas e comissões técnicas; com isso, a liga e os clubes optaram por cancelar a temporada”.

Publicidade

O executivo também conta sobre uma reunião virtual com médicos da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), que confirmaram as inseguranças que poderiam haver caso as partidas ocorressem.

Uma proposta que ganhou força foi a de realizar a competição em duas sedes no mês de agosto. Contaria com apenas um turno e playoffs, seguindo os protocolos de saúde como testagem das atletas e distanciamento social das comissões técnicas. Essa ideia, entretanto, foi descartada na reunião de terça-feira.

Publicidade

A LBF começou no último dia 8 de março, o Dia Internacional da Mulher, mas teve apenas três jogos antes da paralisação. Oito equipes participavam do campeonato: Blumenau, Ituano Basquete, LSB, Sorocaba, Sampaio Basquete, Santo André, SESI Araraquara e Campinas.

“Acreditamos que foi a melhor forma possível. Com essa medida, nós conseguimos preservar a todos, e torcemos para que possamos fazer, em 2021, uma temporada muito mais forte”, conclui o presidente em exercício da liga.

Últimas Notícias

Comentários