Um dos nomes mais comentados em rumores envolvendo o Toronto Raptors é o do armador Jose Calderon. Sob contrato apenas até 2013, a possibilidade de atrair interesse de equipes que brigam pelo título na próxima temporada é ainda maior do que já foi na atual campanha. Se depender do técnico Dwayne Casey, porém, o atleta espanhol continua no elenco canadense até o fim do vínculo.
“Eu adoro Jose e uma das maiores surpresas que tive ao chegar aqui foi ver quão ótimo líder ele é – como armador, distribuidor e estudante do jogo. Ele vê o que acontece em quadra e meu nível de confiança nele cresceu porque respeito as decisões que toma. Tem uma boa percepção de nosso times e do que precisamos ou não”, explicou o treinador, que assumiu o comando da equipe no início da temporada.
O impacto do armador é sentido, especialmente, nas estatísticas relativas aos passes. Ele é o quarto maior assistenciador da liga (8.8) e lidera a liga na proporção de assistências por erros de ataque – ele dá 4.5 passes decisivos para cada desperdício de bola que comete.
Calderon tem 30 anos e disputa sua sétima temporada na NBA (todas em Toronto). Nos 53 jogos que disputou na atual campanha, ele acumula médias de 10.5 pontos, 3.0 rebotes e quase 46% de aproveitamento nos arremessos de quadra, além das 8.8 assistências.