Técnico do Heat minimiza pontuação e exalta “multitarefa” Bam Adebayo

Erik Spoelstra vê pivô como atleta com mais variadas responsabilidades em um time que já treinou

adebayo bam técnico heat Fonte: Eric Espada / AFP

A versatilidade é uma das qualidades mais importantes em um esporte que fala cada vez menos em posições para valorizar funções. Então, a montagem de uma equipe tende a exigir muito mais dos jogadores da atualidade. E, mais do que isso, exigir características diferentes. Por isso, o técnico Erik Spoelstra garante que o valor de Bam Adebayo no Miami Heat é muito maior do que geralmente recebe crédito.

“Bam é um jogador-chave, em síntese, para as nossas pretensões. É um vencedor absoluto porque assume diferentes funções para o bem desse time. As pessoas só querem que ele marque 40 pontos, mas ele faz o jogo muito mais fácil para todos. É algo que os torcedores, por exemplo, não costumam prestar atenção”, afirmou o treinador, minimizando cobranças do público por mais pontuação do pivô.

Publicidade

Adebayo, de fato, é o que pode ser considerado de um jogador “multitarefa”. Ele é constantemente apontado como o mais versátil pivô defensivo da NBA, enquanto também é um dos melhores passadores em sua posição. São virtudes, aliás, que não costumam ser comuns em atletas de garrafão do seu tamanho. Spoelstra crê que, por isso, nunca treinou um atleta que acumulasse tantos papeis quanto o astro.

“Bam, acima de tudo, lê as defesas antes de tomar decisões e faz o que a equipe precisa sempre. Sabe quando ser assertivo criando para outros ou simplesmente fazendo bloqueios para abrir espaço. Nunca treinei alguém com tantas diferentes responsabilidades para o time e, ao mesmo tempo, tantas expectativas externas sobre o que deveria fazer”, exaltou o bicampeão da NBA como técnico.

Publicidade

Leia mais

Assim como Butler

Bam Adebayo lembra, na verdade, outro comandado do atual elenco para o técnico do Heat. O seu vigor físico, disposição para defender e funcionalidade ofensiva, a princípio, aproximam o pivô de Jimmy Butler. O ala-armador é outro atleta que, por exemplo, coloca o time acima de produção individual. Para Spoelstra, ambos fazem o seu trabalho diário muito mais simples pela postura coletiva.

“Jimmy e Bam atuam em posições diferentes, mas eles são bastante parecidos. São caras que encaixam-se, para resumir, em quaisquer situações. Quando faz jogadas agressivas e vai aos lances livres, por exemplo, tudo se facilita em seu jogo. Ainda assim, no entanto, ele nunca deixa de pensar em criar para os companheiros. Por isso, é tão respeitado por todos aqui”, explicou o experiente técnico.

Publicidade

Mas, na visão do comandante, as semelhanças entre ambos vão além. São atletas cuja presença em um jogo não pode ser medida só em pontos ou rebotes. “Assim como Jimmy, os seus números não vão contar a história de Bam em uma partida. Aquela linha final no boxscore não diz, certamente, a verdade sobre o impacto que ele causa dentro de quadra”, concluiu o fã Spoelstra.

 

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Instagram
Twitter
Facebook

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários