Damian Lillard é reconhecido como um dos melhores atletas ofensivos da NBA. No entanto, do outro lado da quadra, a história é bem diferente: o astro do Portland Trail Blazers sempre figura entre os piores armadores da liga em várias métricas e estatísticas avançadas. Uma realidade que o treinador Terry Stotts comemora estar dando sinais de mudança neste início de temporada.
“Não existem dúvidas de que a defesa de Damian melhorou. Vocês sabiam que ele está desviando quase cinco passes por partida? Suas mãos estão mais ativas e se colocando no caminho de várias posses de bola. A diferença é realmente visível”, elogiou o técnico, reconhecendo a evolução do comandado, em entrevista após o treinamento do último domingo.
Neste momento, Lillard surpreendentemente lidera o Blazers em média de roubos de bola (2.0) e tocos (1.3) após três partidas na campanha. A equipe também vem cedendo só 94 pontos por 100 posses de bola enquanto o armador está em quadra – de longe, sua melhor marca na carreira. Tudo isso combinado a médias de 23.7 pontos, 5.7 rebotes e 5.3 assistências por jogo.