Sem competições oficiais a disputar neste ano, a seleção norte-americana vai fazer um período de treinamentos entre os dias 11 e 13 de agosto. A reunião, que acontecerá em Las Vegas, vai contar com um jogo apresentação na última noite. E, além dos 34 jogadores que já compõem a pré-lista para as Olimpíadas de 2016, mais sete atletas foram convidados pela USA Basketball para participar das atividades.
De acordo com Marc Stein, da ESPN, os novos nomes do elenco nacional são: os armadores Trey Burke (Utah Jazz) e Mike Conley (Memphis Grizzlies), os alas-armadores Jimmy Butler (Chicago Bulls) e Victor Oladipo (Orlando Magic) e os alas Draymond Green (Golden State Warriors), Tobias Harris (Magic) e Harrison Barnes (Warriors). Não há confirmação se todos aceitaram o convite da USAB.
Com os novatos, o técnico Mike Krzyzewski agora tem um rol de 41 jogadores para escolher os 12 convocados para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, no ano que vem. O período de treinamentos, mesmo que curto, vai ser fundamental para que o treinador converse com os selecionáveis e analise o comprometimento de cada um com o projeto do Team USA.
A pré-lista conta com jogadores que atuam pela seleção norte-americana desde 2008 e, por isso, a intenção é também tornar o fim de semana de treinos em uma comemoração. “Nós faremos um momento de reflexão, celebração e respeito pelo que conquistamos na última década. Será algo leve, pois a preocupação não é competitiva. Não estaremos analisando nenhum jogador. O mais importante será ver quem quer continuar conosco e está comprometido para 2016”, explicou o presidente da USA Basketball, Jerry Colangelo.
Até o momento, quatro astros confirmaram que não estarão disponíveis para participar do período de treinamentos por cuidarem de problemas físicos: o armador Kyrie Irving (Cleveland Cavaliers), os alas Paul George (Indiana Pacers) e Kevin Durant (Oklahoma City Thunder), além do ala-pivô Kevin Love (Cavaliers).
Apesar do altíssimo número de atletas, a pré-lista ainda não está fechada. A possibilidade de convocar algum novo nome ou jovem recém-chegado à NBA, como aconteceu com Anthony Davis em 2012, não está descartada. O Team USA tem uma tradição histórica de incorporar destaques do basquete universitário e prospectos aos seus elencos de grandes competições como forma de preparar futuras gerações.
Confira como está a pré-lista de 41 nomes da seleção norte-americana para as Olimpíadas do Rio neste momento:
Armadores
Stephen Curry (Warriors)
Kyrie Irving (Cavaliers)
Damian Lillard (Blazers)
Chris Paul (Clippers)
Derrick Rose (Bulls)
John Wall (Wizards)
Russell Westbrook (Thunder)
Deron Williams (Mavericks)
Mike Conley (Grizzlies)
Trey Burke (Jazz)
Alas-armadores
Bradley Beal (Wizards)
DeMar DeRozan (Raptors)
James Harden (Rockets)
Gordon Hayward (Jazz)
Klay Thompson (Warriors)
Victor Oladipo (Magic)
Jimmy Butler (Bulls)
Alas
Kyle Korver (Hawks)
Carmelo Anthony (Knicks)
Kevin Durant (Thunder)
Rudy Gay (Kings)
Paul George (Pacers)
Andre Iguodala (Warriors)
LeBron James (Cavaliers)
Kawhi Leonard (Spurs)
Chandler Parsons (Mavericks)
Tobias Harris (Magic)
Harrison Barnes (Warriors)
Draymond Green (Warriors)
Alas-pivôs
LaMarcus Aldridge (Spurs)
Anthony Davis (Pelicans)
Kenneth Faried (Nuggets)
Blake Griffin (Clippers)
David Lee (Celtics)
Kevin Love (Cavaliers)
Paul Millsap (Hawks)
Pivôs
Tyson Chandler (Suns)
DeMarcus Cousins (Kings)
Andre Drummond (Pistons)
Dwight Howard (Rockets)
Mason Plumlee (Blazers)