Tatum lidera, Celtics bate Heat e vai às finais da NBA

Boston ofuscou outra grande noite de Butler e disputará as finais após 12 anos

Tatum celtics heat finais Fonte: Andy Lyons/AFP

Com grande atuação do trio de astros, sobretudo Jayson Tatum, o Boston Celtics venceu o Miami Heat fora de casa por 100 a 96, neste domingo (29), é campeão da Conferência Leste e disputará as finais da NBA após 12 anos. Além de Tatum, Marcus Smart e Jaylen Brown foram fundamentais para o título com 24 pontos cada.

Continua após a publicidade

Assim, as três estrelas de Boston se tornaram o primeiro trio com 20 pontos e cinco assistências em um jogo 7 desde Magic Johnson, James Worthy e Byron Scott nas finais da conferência de 1988. Como resultado do triunfo, o Celtics fará sua 22ª aparição em finais e é a segunda franquia com mais participações, atrás apenas o Los Angeles Lakers, com 32.

Continua após a publicidade

Mesmo vindo de uma derrota em casa no Jogo 6, o time de Ime Udoka começou o duelo na FTX Arena de outra forma. Com um primeiro quarto intenso, conseguiu abrir boa vantagem e com excelente defesa ao longo de toda a partida, conseguiu manter-se à frente do placar os 48 minutos disputados.

Por outro lado, o Miami Heat teve um início oposto ao da sexta-feira e não conseguiu recuperar a diferença. O time lutou muito, especialmente Jimmy Butler que teve outra grande atuação com 35 pontos. O astro de Miami chegou ao seu oitavo jogo de 30 pontos nesta pós-temporada. Essa é a maior marca de um jogador do Heat em um mesmo playoffs desde LeBron James em 2013.

Continua após a publicidade

Bam Adebayo também foi outra figura importante no ataque do time de Erik Spoeltra. Afinal, o pivô terminou a noite com 23 pontos e 11 rebotes. Kyle Lowry demorou, mas engrenou no final do duelo, terminando com 15 pontos.

O jogo

A partida começou melhor para o Boston Celtics, que chegou a abrir 9 a 1 nos três primeiros minutos. Mesmo após um pedido de tempo, o time de Ime Udoka continuou mais incisivo e abriu 15 pontos já na parte final do período. A defesa celta, então, prevalecia enquanto o ataque aproveitava as oportunidades criadas. O coletivo sobressaiu com vários jogadores, titulares ou não, pontuando. 32 a 17 para o time visitante.

Continua após a publicidade

O segundo período começou semelhante. O Heat esboçou uma melhora e conseguiu bolas importantes para se manter na disputa. Contudo, o Celtics manteve a partida sob controle com ótimas aparições de Jayson Tatum e Jaylen Brown. Contudo, minutos antes do intervalo, Jimmy Butler tomou conta do jogo. O astro anotou 18 pontos no segundo quarto e foi o responsável pela diferença cair para seis pontos. 55 a 39.

Enquanto Boston dividia sua pontuação entre mais jogadores, Miami era praticamente dependente de Butler e Adebayo. Assim, na volta dos vestiários, o time visitante passou a manter o placar com uma diferença sempre em torno dos dez pontos. A essa altura, o Heat ainda não tinha liderado o placar por nenhum segundo, mas o nível de disputa tornou-se maior. 82 a 75.

Continua após a publicidade

O último quarto foi muito brigado. Dessa forma, os astros e os jogadores mais experientes passaram a controlar o jogo. Então, Tatum e Butler protagonizaram as tramas ofensivas de suas equipes, enquanto Lowry e Smart, por exemplo, comandavam as defesas e os lances de mais malícia. O duelo era intenso e disputado. Com dois minutos restantes, o Celtics conquistou uma vantagem importante de nove pontos.

(4) Boston Celtics 100 x 96 Miami Heat (3)

Destaques

Continua após a publicidade

Boston

Jayson Tatum: 26 pontos, dez rebotes, seis assistências e 4-7 do perímetro
Jaylen Brown: 24 pontos, cinco rebotes e seis assistências
Marcus Smart: 24 pontos, nove rebotes, cinco assistências e 3-10 do perímetro
Grant Williams: 11 pontos e seis rebotes

Continua após a publicidade

Miami

Jimmy Butler: 35 pontos, nove rebotes e 8-11 em lances livres
Bam Adebayo: 25 pontos, 11 rebotes e quatro assistências
Kyle Lowry: 15 pontos, sete rebotes e três assistências
Victor Oladipo: nove pontos, cinco rebotes e três assistências

Leia mais!

Ime Udoka diz como vencer o Jogo 7: “Não podemos dar vida ao Heat no início”
Butler revela “conselho” de Dwyane Wade antes de jogo incrível contra o Celtics
Draymond Green: “Nós vamos enfrentar o Celtics na final”

Continua após a publicidade

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Continua após a publicidade

Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA: 

Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp
Canal no Telegram

Continua após a publicidade

Últimas Notícias

Comentários