Após o triunfo do Boston Celtics sobre o Sacramento Kings na última sexta-feira (18), Jayson Tatum exaltou o trabalho do técnico Ime Udoka em sua primeira temporada no cargo. Merecido. Afinal, o time de Massachusetts venceu sete dos últimos oito jogos disputados em março e engatou a quinta marcha na Conferência Leste.
O início da campanha do Celtics não foi bom. A equipe oscilou muito e não encontrava um padrão de jogo desejável para um bom time. Contudo, para o principal astro do elenco, grande parte dos méritos para essa reviravolta de Udoka. “Ele fez um ótimo trabalho. Sempre há expectativas para um treinador de primeiro ano em Boston. Tivemos um começo difícil, com todo o barulho externo e o que as pessoas esperavam que fôssemos. Acho que ele sempre animou todo mundo, sempre manteve a mentalidade certa e sempre nos encorajou a melhorar. Isso manteve o grupo firme”.
Em fevereiro, Udoka venceu o prêmio de Treinador do Mês e, com ótimo aproveitamento em março, ele pode ser novamente favorito a conquistar o feito. Assim, depois do triunfo sobre o Kings, o Celtics soma 26 vitórias e apenas nove derrotas em 2022. Do mesmo modo, perdeu apenas três partidas em 22 disputadas desde o início de fevereiro. Como resultado, Boston detém o melhor recorde da NBA, e isso foi em grande parte graças à sua defesa.
Leia mais!
- Al Horford: “Tatum evoluiu muito como líder no Celtics”
- Tatum iguala feito de Larry Bird no Celtics
- Udoka acusa falta de “força mental” do elenco do Celtics
No meio da temporada, fãs e especialistas questionavam se Udoka se manteria, ou não, no cargo do Celtics em 2022-23, mesmo com Jaylen Brown e Tatum em grande fase. Agora, no entanto, a conversa é outra. Com os recentes resultados, o técnico pode concorrer, até, a Treinador do Ano na NBA. De acordo com Tatum, a equipe sabia que era apenas uma questão de tempo até que eles começassem a vencer e, para ele, o comandante é quem os guiou até este patamar.
“Sempre sentimos que estávamos lá para mudar a chave. Todos nós acreditávamos nisso. Ele fez um ótimo trabalho ao garantir que estamos sempre no mesmo barco”, concluiu o astro em entrevista coletiva.
Números em 2021-22
O Celtics é o quarto colocado no Leste com 48 vitórias e 23 derrotas na atual campanha. Dessa forma, restando 11 partidas para o fim da temporada regular, a equipe de Ime Udoka pode vislumbrar o posições mais altas na tebala de classificação. Isso porque está apenas uma vitória em desvantagem para o Milwaukee Bucks (3º) e possui o mesmo número de vitórias que o Philadelphia 76ers (2º).
Por fim, Tatum segue sendo o líder do grupo em quadra. Até então, o ala está em sua melhor temporada na carreira no quesito pontuação. Afinal, soma médias de 26.8 pontos por jogo, 8.2 rebotes, 4.2 assistências, além de 44.3% de aproveitamento nos arremessos de quadra.
Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA: