Kyrie Irving caminha para voltar às quadras e, assim, reforçar o Brooklyn Nets a partir do fim de semana. Segundo Adrian Wojnarowski, da ESPN, o astro finaliza o processo para ser reintegrado pelo time depois de duas semanas de afastamento. Espera-se que ele esteja em quadra no próximo domingo, quando a equipe nova-iorquina recebe o Memphis Grizzlies.
O armador foi suspenso pela franquia por causa da promoção de uma obra com ideias antissemitas. A atitude do craque provocou reação da comunidade judaica, enquanto o seu afastamento foi criticado por atletas da liga. O Nets estabeleceu um plano de ação de seis passos para que ele retornasse ao time. A situação foi tão estranha que a Associação dos Jogadores interveio para mediá-la.
“Kyrie segue a sua jornada de diálogo e educação. Está entendendo, acima de tudo, o peso e impacto de sua voz e ações junto à comunidade judia, em particular. Ele rejeita o antissemitismo de todas as formas e, por isso, está dedicado a melhorar. Seu nível de compreensão sobre a causa, por fim, aumenta a cada dia”, afirmou a diretora executiva da NBPA, Tamika Tremaglio.
Chegou-se a especular que, por exemplo, o armador não retornaria ao Nets nunca mais. Mas, aparentemente, mais um problema envolvendo o atleta foi superado – com a promessa de ser último. “O plano de Kyrie é seguir essa jornada no futuro. Ele deseja assegurar que as suas palavras e ações, afinal, alinhem-se com a sua busca pelo conhecimento e verdade”, garantiu Tremaglio.
Leia mais
- LeBron James critica suspensão de Kyrie Irving no Nets: “Já se desculpou”
- Após controvérsia, Nike suspende relacionamento com Kyrie Irving
- Segundo jornalista, Lakers já não tem mais interesse em Kyrie Irving
Desempenho
Kyrie Irving voltar ao Nets deveria significar uma melhora para o time, mas não é bem assim. Os nova-iorquinos, afinal, venceram quatro de seus sete jogos sem o armador e estão em recuperação na temporada. Tinham, antes, duas vitórias em oito partidas ainda sob o comando do técnico Steve Nash. Ou seja, sua ausência marcou um momento de crescimento coletivo.
O ponto positivo é que o elenco, a princípio, defendeu o astro nas últimas semanas e está totalmente aberto ao seu retorno. De acordo com Jared Greenberg, da TNT, os atletas esperavam que sua volta no início dessa semana. O ala Kevin Durant, em particular, foi vocal na defesa do colega. Ele considerou que a suspensão, no final das contas, tem sido uma punição coletiva.
O veterano Markieff Morris, no treino da última terça-feira, revelou que já não sabe o motivo do afastamento persistir. E vai persistir, aliás, por (no mínimo) mais uma partida. O Nets não conta com o titular para o jogo contra o Portland Trail Blazers, nessa sexta.
Troca
A reintegração de Irving é uma necessidade também porque a possibilidade de uma saída não existe. O gerente-geral Sean Marks já afirmou que a rescisão de contrato está fora de cogitação, apesar dos diversos problemas causados pelo jogador. Uma troca, enquanto isso, não soa realista no momento. Sean Deveney, do site Heavy, recebeu um relato absolutamente pessimista de um dirigente da liga.
“Kyrie simplesmente não possui valor de troca hoje, mesmo que não houvesse as questões extra-quadra. Em primeiro lugar, esse time é melhor quando ele não está em ação. Todos podem ver isso agora, então o que vão oferecer-lhe por um ‘ativo’ assim? Além disso, vai ser agente livre ao fim da temporada. E, por fim, há essas polêmicas. Não existe valor nesse cara”, sentenciou o executivo.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA