Dois dos maiores armadores da história da NBA estão entre os finalistas do Hall da Fama neste ano. Os ídolos Steve Nash e Jason Kidd foram confirmados como dois dos 13 candidatos a compor a classe de 2018 do templo máximo do basquete. Os escolhidos passarão por uma nova rodada de votação – agora, entre os membros dos comitês de honra masculino e feminino do Naismith Memorial – para serem eleitos definitivamente.
“Ser nomeado um finalista ao Hall da Fama é uma distinção incrível e nós estamos orgulhosos de homenagear aqueles que tiveram tremendo impacto e contribuição para o esporte ao longo dos anos. O comitê de honra agora tem a desafiante tarefa de selecionar os eleitos deste ano, que estamos ansiosos para anunciar dentro de alguns meses”, declarou o presidente da organização, Jerry Colangelo, por meio de nota oficial.
Além da dupla de armadores, quatro ex-jogadores da liga também estão entre os finalistas: o armador Maurice Cheeks, o ala-armador Ray Allen, o ala Grant Hill e o ala-pivô Chris Webber. O ex-técnico Rudy Tomjanovich e o ex-árbitro Hugh Evans completam a relação de profissionais de carreira na NBA a “competirem” por uma vaga no Hall da Fama. O ex-técnico universitário Charles “Lefty” Driesell fecha a lista de indicados masculinos.
As últimas quatro candidatas serão avaliadas pelo comitê feminino. A treinadora universitária Kim Mulkey e o histórico time da década de 1950 da Universidade Wayland Baptist estão na concorrência com duas lendárias ex-atletas da WNBA: a ala Katie Smith e a ala-pivô Tina Thompson. É de praxe que o comitê feminino tenha apenas uma eleita por ano.
Principais elegíveis que não estão entre os finalistas deste ano: Chauncey Billups, Sidney Moncrief, Kevin Johnson, Tim Hardaway, Jack Sikma, Paul Westphal, Ben Wallace, Becky Hammon e Teresa Weatherspoon. https://t.co/d2Y9gFNDsF
Publicidade— Ricardo Stabolito Jr (@StabolitoJumper) February 17, 2018
O Naismith Memorial ainda anunciou quatro vencedores de prêmios especiais neste sábado. O prêmio John Bunn para o conjunto da obra será entregue a Harley Redin, o treinador da equipe de Wayland Baptist citada anteriormente, e Jim Host, um dos pioneiros no marketing esportivo da NCAA. Já o prêmio Curt Gowdy para membros da imprensa vai ter o lendário fotojornalista Andy Bernstein e a comentarista da ESPN, Doris Burke, como recipientes.
A classe de eleitos do Hall da Fama deste ano será anunciada em 31 de março, durante o fim de semana do Final Four da Torneio da NCAA. Além dos eleitos pelos comitês de honra, também vão ser anunciados os quatro selecionados diretos pelos comitês especiais de elegibilidade (internacional, dos veteranos, de contribuidores do esporte e dos pioneiros afro-americanos). A cerimônia de introdução do Hall da Fama acontecerá em 08 de setembro, em Springfield (Massachussets).
Confira a lista inteira de finalistas do comitê de honra do Hall da Fama neste ano: