Agora é oficial: Steve Nash é o novo consultor de desenvolvimento de atletas do Golden State Warriors. Os atuais campeões da NBA anunciaram a contratação do lendário ex-armador na noite desta sexta-feira, confirmando rumores que circulavam nos bastidores da liga desde a semana passada. No cargo, ele vai trabalhar periodicamente em treinos específicos com os jogadores de perímetro da franquia.
“Steve é um dos melhores armadores que já jogaram na NBA e estamos muito felizes de tê-lo em nossa equipe. Mesmo possuindo incríveis habilidades individuais, ele sempre colocou seu time em primeiro lugar – algo que queremos enfatizar aqui. Compartilhamos ideias sobre como o basquete deve ser jogado e o trabalho necessário para se alcançar a excelência. Mal posso esperar para tê-lo com o time”, declarou o técnico Steve Kerr, por meio de nota oficial.
Segundo Marc J. Spears, do site Yahoo! Sports, Los Angeles Lakers e Phoenix Suns tentaram contratar Nash nesta offseason para assumir um cargo de consultoria antes de aparecer o interesse do Warriors. No fim das contas, a amizade dos tempos de Suns do ex-armador com Kerr e outros vários profissionais da franquia de Oakland – como o brasileiro Leandrinho – teriam pesado em sua decisão.
“Estou ansioso para juntar-me a Steve e sua comissão para ajudá-los como puder. O Warriors mostrou um lindo basquete na última temporada, o mesmo estilo que adorei jogar ao longo da minha carreira. Esse elenco é muito talentoso, mas ainda tem diversos jogadores com poucos anos na NBA. É uma oportunidade única para mim e espero poder passar algumas das lições que aprendi na carreira”, comemorou Nash.
Dono de uma das carreiras mais laureadas da história recente da NBA, Nash compensou a falta de títulos com uma série de feitos notáveis. O futuro integrante do Hall da Fama ganhou dois prêmios de MVP da liga, foi convocado para oito Jogos das Estrelas e eleito para um dos quintetos ideais da liga em sete oportunidades. Ele ainda é o terceiro atleta que mais distribuiu assistências na história da NBA: foram 10.335, atrás só de John Stockton e Jason Kidd.