Steve Kerr: “Seleção dos EUA precisava de uma derrota na Copa do Mundo”

Para veterano técnico, derrota inesperada vai motivar norte-americanos antes da fase de mata-mata

derrota eua copa mundo Fonte: Stephen Gosling / AFP

A seleção dos EUA sofreu a sua primeira derrota na Copa do Mundo FIBA nesse domingo. A equipe do técnico Steve Kerr foi dominado nos rebotes e não conseguiu parar a “mão quente” de uma segura Lituânia. Com isso, perdeu a liderança do seu grupo antes das quartas-de-final. Apesar do resultado final, o veterano técnico viu pontos positivos na atuação estadunidense.

“Esse foi um grande jogo de basquete. A Lituânia, certamente, começou a partida com a mão quente. Eu acho que acertaram os primeiros nove arremessos de três pontos, né? Eles deram o primeiro soco, mas gostei da forma como lutamos para voltar ao jogo. Competimos como loucos e tivemos alguns bons momentos, mas não foi o bastante”, avaliou o treinador, depois da derrota por 110 a 104.

Essa foi a primeira derrota da seleção dos EUA desde a estreia dos Jogos Olímpicos de Tóquio, contra a França. Desde então, o Team USA havia vencido todas as suas partidas e, como resultado, conquistado a medalha de ouro olímpica. Todos sabem que nenhuma equipe entra em quadra para perder. Mas, na visão de Kerr, o revés pode ser algo necessário para o jovem elenco.

Publicidade

“Eu odeio perder, em primeiro lugar. Provavelmente, não vou dormir muitas horas hoje à noite. Mas, para melhorarmos, eu acho que precisávamos perder um jogo. Precisamos sentir a derrota e dar uma resposta à altura. No segundo tempo, por exemplo, já fizemos um pouco disso. Espero que essa partida seja uma lição e vamos voltar mais fortes”, garantiu o ex-armador.

Leia mais

Adversário

A reação natural de torcedores e analistas é focar a análise nos norte-americanos em caso de uma rara derrota. Mas Kerr fez questão de enaltecer a ótima atuação dos adversários. Os lituanos abriram 19 pontos de vantagem no primeiro quarto. Além disso, venceram a batalha na tábua por 16 rebotes e acertaram mais de 50% dos seus chutes de longa distância.

Publicidade

“A Lituânia teve uma execução espetacular e converteram todos os arremessos no início do jogo. Então, eu realmente não acho que faltou preparação. Foi bem mais uma questão deles fazerem um primeiro quarto perfeito e nós compreendermos o quanto vai ser difícil sermos campeões. Ninguém está aqui a passeio e nada é simples”, cravou o tetracampeão da NBA como treinador.

Embora não seja uma aposta popular, Kerr não tem dúvidas de que a Lituânia é um dos candidatos ao título mundial. E os estadunidenses têm muito a aprender com esse duelo. “Esses caras formam um time de basquete incrível. Estão sempre em movimento, arremessam demais e, por fim, são muito bem treinados. Pelo menos, a gente sai daqui com um bom vídeo para analisarmos”, reconheceu.

Publicidade

Bola para frente

Qualquer tropeço a partir agora vai ser fim da linha. Mas a derrota não eliminou a seleção dos EUA da Copa do Mundo FIBA. Há quem diga, aliás, que o resultado até foi um bom negócio para os estadunidenses. A Lituânia, como líder do grupo, vai enfrentar a Sérvia nas quartas-de-final. O Team USA pega a Itália. Kerr quer tirar o máximo do que precisa ser a única derrota do time na competição.

Publicidade

“Nós temos muita sorte, pois essa derrota não impossibilita que sejamos campeões. Mas foi um grande jogo para que acumulemos experiência. Afinal, isso é a FIBA. Há algumas excelentes seleções que já jogam juntas por anos e sabem o que fazem. A Lituânia foi simplesmente brilhante e, por isso, mereceu muito essa vitória. Sem desculpas”, finalizou o experiente técnico.

 

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp
Threads
Guia Futebol

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários