Após mais de cinco anos, Steve Kerr e Steve Nash estão realmente próximos de trabalharem juntos novamente. O técnico do Golden State Warriors confirmou em entrevista neste final de semana ao jornal Mercury News que o ex-armador pode ser oficializado nesta semana como novo consultor de desenvolvimento de atletas dos atuais campeões da NBA. Mais do que isso, trata-se de um “reforço” que chega por sua indicação.
“Steve é uma pessoa de quem fiquei muito próximo ao longo dos anos. Ele é, provavelmente, o jogador mais inteligente com quem já trabalhei – não somente pela forma como atua, mas também por como se prepara e pensa o jogo. Só pensei que, se pudéssemos trazê-lo para passar um tempo com nossos jogadores ocasionalmente, seria uma grande ajuda. Não há nada oficial, mas esperamos que tudo se acerte”, revelou o treinador, que atuou com gênios como Michael Jordan, Scottie Pippen e Tim Duncan ao longo da carreira.
Ambos estiveram reunidos anteriormente no Phoenix Suns, entre 2004 e 2010, mas em funções muito diferentes desse provável reencontro. Nash era o armador titular e ídolo da franquia, enquanto Kerr já estava na gerência geral da organização. O ex-GM admite que a antiga amizade de ambos, assim como o caráter periódico do posto, contribuíram para (quase) convencer o craque a voltar a estar envolvido diretamente com a NBA.
“Ele vinha recebendo interesse de vários pessoas. Mas acredito que o fato de Steve gostar de nosso time e todas as amizades que tem aqui dos tempos do Arizona – como eu, Leandrinho, Rick Welts [presidente da franquia]. Além disso, nós queremos dar-lhe uma chance de ajudar periodicamente e ter a liberdade para fazer o que quiser com o resto do tempo”, contou o treinador, que deve exigir a presença de Nash com o time por poucos dias ao mês.
Um dos principais beneficiados pela chegada de Nash ao Warriors será o MVP Stephen Curry, que é comparado ao ídolo do Suns desde que chegou à NBA. Hoje, o armador é treinado por um dos amigos do ex-atleta e assistentes que estiveram no Suns na década passada: Bruce Fraser. Apesar da proximidade da metodologia de trabalho aplicada a ambos, Kerr crê que a presença do futuro integrante do Hall da Fama in loco agrega muito ao time.
“Bruce e Steve trabalharam juntos em vários verões. Eles treinaram juntos, então muito do que faz com Stephen são princípios aprimorados com Steve ao longo do tempo. Logo, além das comparações, já há uma conexão entre os dois. Acho, porém, que tê-lo pessoalmente aqui só vai melhorar o trabalho do dia-a-dia. Este é o meu plano trazendo-o”, explicou o segundo colocado na votação de melhor técnico da última temporada.
Além de Curry, Nash deverá fazer treinos específicos com todos os jogadores de perímetro do elenco de Oakland – o que inclui veteranos como o brasileiro Leandrinho e o MVP das finais deste ano, Andre Iguodala. Mas Kerr vê o impacto do atual GM da seleção canadense na rotina do time ir além dos treinamentos. “Os torneios de arremessos de três pontos no fim dos dias com Steve, Stephen e Klay [Thompson] serão algo para se ver”, lembrou. Que venham os vídeos!