Campeão pela primeira vez na carreira, Jayson Tatum foi chamado por Steve Kerr e Grant Hill para atuar pela seleção dos EUA nas Olimpíadas de Paris. Mas na estreia diante da Sérvia, Tatum não pisou em quadra um minuto sequer. Com o retorno de Kevin Durant, o ala do Boston Celtics saiu totalmente da rotação. No entanto, Kerr afirmou que situação deve mudar nas próximas partidas.
“É um trabalho difícil, mas Jayson (Tatum) entendeu bem. Eu falei com ele mais cedo, antes do jogo que nossa estratégia seria assim. Então, aconteceu com a volta de Kevin (Durant) e as mudanças na rotação que eu precisava fazer”, afirmou Kerr.
Steve Kerr sabe o que Jayson Tatum pode fazer em quadra, mas precisava mudar a rotação em relação aos amistosos. Com a volta de Kevin Durant, que não atuou em nenhuma das cinco partidas iniciais por lesão na panturrilha, Tatum acabou de fora diante dos sérvios.
“Mas isso vai mudar. Jayson vai jogar. Depende muito dos confrontos, mas ele é um grande profissional, time ideal da NBA por três anos consecutivos”, disse o treinador. “Me sinto como um idiota por não ter utilizado o jogador. Mas em um jogo de 40 minutos, ele não vai poder jogar mais do que dez. Ele é um cara incrível, excelente jogador e entendeu bem. Vai voltar para o próximo jogo”, concluiu.
No entanto, Jayson Tatum não foi o único a não enfrentar a Sérvia. O armador Tyrese Haliburton, do Indiana Pacers, também ficou fora.
Leia mais
- LeBron James brilha e EUA vence Sérvia na estreia das Olimpíadas
- Sudão do Sul faz história e vence Porto Rico nas Olimpíadas
- Veja classificação e resultados do basquete nas Olimpíadas 2024
A questão é que Haliburton já vinha tendo poucos minutos nos amistosos, enquanto Tatum ganhava algum tempo de Kerr. Na seleção dos EUA, praticamente em todas competições, é natural que o técnico tente utilizar todo o grupo nas partidas. Ou quase isso.
São rotações mais largas, mas faz com que atletas joguem por menos minutos. Diante da Sérvia, por exemplo, Kevin Durant foi o cestinha (23 pontos) atuando por 17 minutos. Pivô titular, Joel Embiid ficou em quadra por 11. Então, é um pouco diferente do que acontece na NBA, especialmente quando o treinador possui tantas opções de elite.
De acordo com Kerr, é provável que Tatum retorne ao time na próxima partida, diante do Sudão do Sul. Vale lembrar que a seleção dos EUA enfrentou os sul-sudaneses em amistoso e venceu apenas no fim. Contra a Sérvia, a equipe cometeu 17 erros de ataque, mas acertou 18 das 32 tentativas de três (56.3%). Por isso, conseguiu vencer com alguma facilidade.
O time de Steve Kerr volta à quadra na próxima quarta-feira, às 16h (horário de Brasília).
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA