Nem mesmo num clássico entre dois dos maiores jogadores da NBA, a arbitragem deixa de ser um assunto polêmico pelos arredores da liga. Após duas prorrogações, o Los Angeles Lakers superou o Golden State Warriors por 145 a 144, mas a disparidade de lances livres irritou o técnico Steve Kerr. De acordo com o treinador, houve um grande desequilíbrio na partida.
Na entrevista pós-jogo, Kerr, visivelmente frustrado, foi um tanto quanto sarcástico ao fazer críticas à arbitragem.
“Eu talvez fale sobre os lances livres que eles cobraram, mas minha mãe está aqui e quero estar no meu melhor comportamento”, afirmou.”Então não vou comentar sobre os 43 lances livres deles contra os nossos 16. Mas também não vou comentar sobre Stephen (Curry) cobrar três lances livres em 43 minutos”.
Para ter uma visão completa da partida, é crucial analisar alguns fatos. Afinal, o número de arremessos livres é realmente muito distante um do outro. No entanto, isso não é algo novo para a liga, já que o Lakers lidera a NBA em margem de tiros livres tentados em relação a outro time. São +705 da linha do topo do garrafão desde o início da última temporada. Em contrapartida, o Warriors configura como o último nessa estatística, com -497.
Leia mais sobre o Warriors
- LeBron James decide e Lakers bate Warriors após duas prorrogações
- Jonathan Kuminga tenta se livrar dos rumores de troca
- Warriors queria troca por Pascal Siakam, mas jogador não tinha interesse
No embate, o time comandado por Kerr tentou 58 arremessos de três pontos, enquanto o time de Los Angeles optou por 27 tentativas do perímetro. Equipes têm uma maior chance de ir para a linha de lances livres quando atacam a cesta e tentam arremessos dentro do garrafão, algo que é visto como especialidade no jogo do Lakers.
Los Angeles é conhecido como um dos times mais físicos da liga, especialmente com jogadores como LeBron James e Anthony Davis, que frequentemente buscam jogadas na área pintada.
Por outro lado, o ataque esquematizado por Steve Kerr nunca teve como maior objetivo investir nos arremessos dentro do perímetro. Jogadores como Stephen Curry, Klay Thompson e a maioria dos outros jogadores do Warriors não concentram a maior parte de seu jogo no garrafão.
Apesar de nos últimos anos ser um costume da liga censurar os comentários negativos sobre a arbitragem, acredita-se que Steve Kerr não receba uma multa por suas críticas no jogo entre Lakers e Warriors.
Na atual temporada, o Warriors tem sérios problemas. Por enquanto, o time é apenas o 12° no Oeste, com 19 vitórias e 24 derrotas. O Lakers, por outro lado, é o nono e soma 24 triunfos em 47 partidas.
Por Miguel Custódio
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA