O Charlotte Bobcats já tem um novo treinador. Segundo Adrian Wojnarowski, do site Yahoo! Sports, a franquia acertou a contratação de Steve Clifford na noite desta segunda-feira. O assistente do Los Angeles Lakers vai assinar contrato de três temporadas e receberá US$6 milhões em salários no período. O último ano do vínculo é opção da equipe.
Clifford vai assumir o posto aberto pela demissão de Mike Dunlap, que esteve a frente do time na última temporada. Após fazer a pior campanha da história da liga na campanha 2011-12, o Bobcats venceu 21 partidas sob o comando do ex-técnico e deixou a “lanterna” geral da NBA para o Orlando Magic. A evolução, porém, não foi o bastante para mantê-lo em Charlotte.
O novo contratado era um dos finalistas ao posto de treinador do Milwaukee Bucks e estava prestes a ser entrevistado novamente pela franquia nos próximos dias. Diante da situação, o Bobcats resolveu se adiantar ao concorrente e oferecer o cargo ao auxiliar do Lakers antes do planejado. Espera-se que o ex-pivô Patrick Ewing seja contratado para ser o principal assistente da nova comissão técnica.
Clifford chega ao Bobcats indicado por nomes importantes do meio de técnicos da liga, como Tom Thibodeau e Stan Van Gundy. “Steve é um brilhante treinador que se relaciona bem com diversos tipos de pessoas e acho que fará um trabalho fantástico. Estou muito feliz por um dos bons homens da NBA ganhar essa oportunidade”, declarou Jeff Van Gundy, irmão de Stan e analista do canal ESPN.
Com 30 anos de experiência à beira das quadras, Clifford terá sua primeira oportunidade de treinar uma equipe da NBA. O profissional está na liga desde 2000, quando deixou o basquete universitário para ser olheiro do New York Knicks. Depois, ele foi auxiliar do Houston Rockets, Orlando Magic (onde foi finalista da liga em 2009) e Lakers.