Stephen Jackson anuncia aposentadoria das quadras

Ex-ala de 37 anos foi campeão da liga com o San Antonio Spurs, em 2003

Fonte: Ex-ala de 37 anos foi campeão da liga com o San Antonio Spurs, em 2003

Após 14 anos, a carreira do ala Stephen Jackson na NBA chegou ao fim. Longe das quadras há mais de um ano, o jogador oficializou sua aposentadoria das quadras.

Escolhido pelo Phoenix Suns na 42ª posição do draft 1997, Jackson foi dispensado pela franquia antes do início da temporada, e não recebeu oportunidades de outras equipes da NBA. Sem chance da maior liga de basquete dos Estados Unidos, o jogador resolveu atuar na CBA, que na época servia como a D-League para a NBA, além de passar por Austrália, Venezuela e República Dominicana.

Publicidade

Na temporada 2000-01, Jackson recebeu sua primeira oportunidade na NBA, pelo antigo New Jersey Nets, e teve médias de 8.2 pontos, 2.7 rebotes e 1.8 assistências em sua temporada de calouro.

Logo após, o ala foi contratado pelo San Antonio Spurs, e depois de uma temporada como reserva, desempenhou um importante papel no título da franquia em 2002-03. Jackson foi titular em 58 jogos da temporada regular e em todas as partidas dos playoffs, alcançando 12.8 pontos e 4.1 rebotes de média. Os 33.8 minutos por partida na pós-temporada marcaram a terceira maior médias de minutos da equipe do Spurs, atrás apenas de Tim Duncan (42.5) e Tony Parker (33.9).

Publicidade

Nas temporadas seguintes, Jackson jogou por Atlanta Hawks e Indiana Pacers, onde protagonizou ao lado de Ron Artest uma das maiores brigas na história da NBA.

Em partida contra o Detroit Pistons fora de casa, o Pacers vencia o jogo por 97-82 quando Artest cometeu falta forte em Ben Wallace, que ao tirar satisfação com o ala, iniciou uma briga generalizada entre os atletas. Momentos depois, Artest levou a briga para as arquibancadas ao agredir torcedores do Pistons. A confusão rendeu 30 jogos de suspensão para Jackson.

Publicidade

Após a polêmica, Jackson reencontrou seu melhor basquete no Golden State Warriors, onde foi comandado por Don Nelson. Além de ter médias de 19.4 pontos, 4.4 rebotes e 5 assistências na sua carreira de quatro anos pelo Warriors, Stephen foi peça fundamental para a vitória heroica da franquia sobre o Dallas Mavericks nos playoffs da temporada 2006-07. Classificado em oitavo lugar na conferência Oeste, o Warriors venceu o Mavs, de melhor campanha da conferência e do MVP Dirk Nowitzki, por 4-2.

Jackson ainda passou por Charlotte Bobcats, Milwaukee Bucks e Spurs antes de chegar ao Los Angeles Clippers na temporada 2013-14. Pela franquia da Califórnia, Jackosn atuou por apenas nove jogos, sendo o ultimo em janeiro de 2014, um dia antes de ser dispensado pelo time.

Publicidade

Conhecido por sua versatilidade, Stephen Jackson rodou entre as posições 2, 3 e 4 durante sua carreira na NBA. Em médias gerais, o jogador se aposenta com 15.1 pontos, 3.9 rebotes, 3.1 assistências e aproveitamento de 41%, além de 72 jogos em pós-temporada.

Últimas Notícias

Comentários