Shaquille O’Neal escancarou a sua admiração por Stephen Curry recentemente, após mais um título do Golden State Warriors. O icônico ex-pivô colocou o astro entre os dez maiores jogadores de todos os tempos, por exemplo. Sua qualidade como arremessador, em particular, faz os olhos do ídolo brilharem. Shaq encara Curry simplesmente como um atleta único na história da NBA.
“Não existe ninguém como Stephen. As pessoas lembram de mim porque fui único e, da mesma forma, ele é. Está em sua própria categoria na história da NBA, pois trata-se do melhor arremessador de todos os tempos. Não é um dos melhores ou coisa assim, mas sim o melhor. Falamos do maior de todos os tempos no quesito, certamente. E TOP 10 no geral”, afirmou o veterano, em entrevista ao site Uproxx.
É difícil questionar, de fato, a soberania histórica de Curry como chutador na NBA. Não só virou o atleta com mais cestas de três pontos na história, mas também o primeiro a passar das 3000 conversões. Seus 42,8% de acerto em tais tentativas, ao mesmo tempo, é o segundo melhor aproveitamento no TOP 50. Para Shaq, o status do armador como arremessador é diferente de tudo o que existe hoje.
“Eu não vejo potencial para ninguém estar em uma categoria própria na liga hoje, assim como Stephen. Jogadores como Giannis Antetokounmpo, Kevin Durant e LeBron James, certamente, vão estar entre os melhores de todos os tempos. Mas em um nível isolado em algo específico? Não. Stephen, por sua vez, está em um nível único entre os chutadores que já vimos”, explicou o analista da TNT.
Leia mais
- Jeremy Lin: “Não imaginava que Stephen Curry seria tão bom”
- Para Gilbert Arenas, Curry está entre dez melhores da história
- Stephen Curry: “Quero que o Warriors seja o meu único time”
Inveja
O arremesso, no entanto, não é o único ponto que faz Curry ter o nome marcado na história da NBA para Shaq. O ex-atleta fica impressionado, além disso, com a capacidade de um jogador “baixo” dominar o jogo como nunca antes. Os maiores de todos os tempos, afinal, sempre têm a imposição físico-atlético como virtude. Então, o astro do Warriors é um ponto destoante na história do esporte.
“O que mais me impressiona em Stephen, antes de tudo, é que parece um garoto. Atletas únicos nessa liga, como Jordan e LeBron, são grandes. Mas você passaria facilmente por esse cara em um mercado e não perceberia que é um jogador de basquete. O fato é que ele não joga só contra atletas mais altos, mas domina-os regularmente”, reverenciou o integrante do Hall da Fama.
Shaq foi um dos jogadores mais dominantes da liga e, assim, marcou o seu nome na história. Mas, no final das contas, ele desejava ser um pouquinho como Curry. “Stephen consegue criar o seu arremesso sempre, contra qualquer um. Amo seu jogo e, mais do que isso, tenho inveja disso. A verdade é que queria arremessar como ele”, admitiu um dos maiores pivôs que a NBA já viu.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA:
Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp
Canal no Telegram