A pausa da NBA até o início das finais traz o ar da offseason e suas polêmicas, que estão chegando. Stephen Curry e Nikola Jokic estão na mais nova. Afinal, os astros de Golden State Warriors e Denver Nuggets são jogadores geracionais? Para a maioria, com certeza. Mas tem quem discorde da opinião que enaltece o maior arremessador de todos os tempos e o pivô “armador”.
Gilbert Arenas é um dos ex-jogadores que apresenta podcasts hoje em dia. O seu é, sem dúvida, um dos mais controversos. E lá, o ex-armador afirmou que nenhum dos dois craques deveria ser chamado de jogador geracional.
“Sejamos sinceros, não vejo Curry como esse talento geracional que falam. Aliás, Jokic também não é. Se você me falar que Victor Wembanyama é esse tipo de jogador, acho que vou concordar. Mas esses dois que falei antes, Steph e Nikola? Não”, afirmou.
Para Arenas, o significado de geracional vai além do próprio talento ou até das características replicadas de um jogador. O ex-armador cita que jogadores desse quilate, acima de tudo, não podem ser replicados.
“Geracional é algo que não pode ser replicado. É algo único. Eu vou te dar o exemplo de Magic Johnson. Você pode replicar o que um armador com aquele tamanho poderia fazer? Em termos de visão de jogo e outras coisas? Eu não acredito. Alguém pode replicar a dominância de Shaquille O’Neal? Tão bom, com tantos recursos e tão forte, você não pode imitar isso. O mesmo de LeBron James e Victor Wembanyama. A real é que só nasce um a cada geração”, disparou.
Leia mais sobre Warriors e Nuggets!
- Warriors pode fechar contrato com Darvin Ham
- Michael Malone: “Denver Nuggets não é campeão da NBA por acaso”
- Boletim de rumores e trocas da NBA (30/05/2024)
Desde então, a polêmica tomou conta das redes sociais com o corte da fala de Arenas. Vários usuários do X ou do Instagram responderam Arenas de forma negativa. Um torcedor do Warriors e fã de Stephen Curry foi defender o armador e também Nikola Jokic.
“Vamos pedir para alguém imitar os dois. Isso é ridículo. Não importa se você vê a coisa das rotações menores, bolas de três e jogo mais rápido de forma boa ou ruim. Mas o que não se pode negar através disso é que a influência de Curry levou ao jogo como o conhecemos. Afinal, ele é uma mudança de paradigma geral da história da NBA”, afirmou.
Outro fã, do mesmo modo, afirmou que é um absurdo dizer que ambos não são geracionais.
“Jokic, Curry, Wembanyama, LeBron são todos geracionais à sua maneira. Não existe um nome que possa fazer tudo o que esses caras fazem ao longo da história. Um jogador, por exemplo, pode chutar bolas de três como Curry. Mas nunca repetir todo o resto, seja na gravidade, movimentação fora da bola ou trabalho de infiltrações. O que acho, por fim, é que Gilbert Arenas tem as piores opiniões de todas”, atacou o usuário.
Realmente, é muito difícil questionar a influência dos astros em como a NBA funciona e é jogada atualmente. Seja com Curry e o Warriors revolucionando os sistemas ofensivos do jogo, ou com Jokic sendo um dos principais nomes a salvar a posição de pivô, que em algum momento foi vista como ultrapassada.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta com a gente o que de melhor acontece na NBA