Ninguém sabe se os veteranos Tim Duncan e Manu Ginobili estarão no elenco do San Antonio Spurs na próxima temporada. E outro atleta que tem chances de não seguir no time texano é o brasileiro Tiago Splitter. De acordo com o jornalista Marc Stein, da ESPN, crescem os rumores de que a franquia pode disponibilizar o pivô para negociações com o intuito de aumentar sua flexibilidade salarial na offseason.
Os dois principais alvos do Spurs entre os agentes livres de julho próximo seriam jogadores de garrafão que devem exigir contratos máximos: Marc Gasol (Memphis Grizzlies) e LaMarcus Aldridge (Portland Trail Blazers). Segundo Stein, por questões financeiras e de espaço na rotação, a saída do brasileiro seria considerada praticamente inevitável nos bastidores com a possível chegada de um dos astros.
O contrato de Splitter é visto como um investimento “acessível” ao redor da liga, com cerca de US$17 milhões a receber em salários nas próximas duas temporadas. Não há informações sobre franquias interessadas na aquisição do pivô via troca. Quando ele foi agente livre, o Blazers mostrou forte interesse em seus serviços. O Boston Celtics é um time que, sabe-se, está em busca de reforços no garrafão.
Splitter tem 30 anos e chegou ao Spurs em 2010, tornando-se titular do garrafão da equipe – ao lado de Duncan – três anos mais tarde. No entanto, a última campanha não trouxe boas recordações ao brasileiro, limitado por uma insistente lesão na panturrilha ao longo do ano. Em 311 partidas com a camisa do time, ele registra médias de 8.3 pontos (56% de aproveitamento nos arremessos de quadra) e 5.3 rebotes em 19.8 minutos de ação.