Sorteados grupos dos Pré-Olímpicos Mundiais para Tóquio 2020

Brasil jogará os torneios sediados na França (feminino) e na Croácia (masculino)

Fonte: Brasil jogará os torneios sediados na França (feminino) e na Croácia (masculino)

As seleções brasileiras feminina e masculina conheceram, nesta quarta-feira (27), os caminhos para os Jogos Olímpicos de 2020. A FIBA realizou, em Genebra, na Suíça, os sorteios dos Pré-Olímpicos Mundiais para Tóquio. 

No torneio feminino, que será realizado de 6 a 9 de fevereiro, as sedes são China (Foshan), Sérvia (Belgrado), França (Bourges) e Bélgica (Ostend). São 16 seleções, divididas em quatro grupos, com três vagas em cada um para a Olimpíada. Vale dizer que Japão e Estados Unidos já estão classificados para os Jogos Olímpicos, e, por isso, nos seus grupos teremos apenas dois classificados. 

A seleção brasileira, que chega com moral após o título do Pan-Americano de Lima, o bronze na AmeriCup e a vaga com boas atuações no Pré-Olímpico das Américas, foi sorteado para o grupo sediado na França. Além da seleção anfitriã, o Brasil vai enfrentar Austrália e Porto Rico. Basta uma vitória contra a seleção porto-riquenha, considerada a mais fraca do grupo, para que o Brasil conquiste a vaga para Tóquio 2020. Este ano, a seleção feminina enfrentou as porto-riquenhas em duas oportunidades, no Pan de Lima e na AmeriCup, e venceu em ambas: 64 a 58 e 95 a 66.

Publicidade

O técnico do Brasil, José Neto, falou da preparação para o Pré-Olímpico. As meninas se apresentam em janeiro, treinam no Brasil e também farão amistosos na Europa antes da estreia.

“Temos de aguardar a confirmação dos confrontos após o sorteio. Teoricamente, pela colocação ali, o nosso primeiro jogo seria contra Porto Rico, mas a FIBA permite que a sede decida pela sequência, o que considero justo, e então vamos aguardar essa definição. Mas eu sempre vou preparar as minhas equipes para vencer todos os jogos, independentemente do adversário. Nós vamos estudar cada adversário e entrar para ganhar. Essa nossa equipe surpreende, tem um brilho diferente. Elas têm um comprometimento muito grande e chega a emocionar”, afirmou Neto.

Publicidade

Já no torneio masculino, que vai ocorrer de 23 a 28 de junho, os jogos serão disputados na Sérvia (Belgrado), no Canadá (Victoria), na Lituânia (Kaunas) e na Croácia (Split). São 24 países, divididos em quatro grupos com seis seleções em cada. Apenas o campeão de cada chave assegura vaga nos Jogos Olímpicos. Estados Unidos, Japão, Espanha, Argentina, França, Austrália, Nigéria e Irã já estão garantidos em Tóquio.

Publicidade

A seleção brasileira está no grupo B, com sede em Split, na Croácia, e vai enfrentar, além dos anfitriões, a Tunísia. Caso avance para a semifinal da sede, o Brasil pode cruzar com México, Alemanha ou Rússia, que estão no grupo A. Os vencedores das semifinais decidem o campeão do Pré-Olímpico e o classificado para Tóquio 2020.

Após o sorteio, o técnico Aleksandar Petrovic falou um pouco sobre o seu planejamento para o Pré-Olímpico e do que achou da situação do Brasil. Petrovic passou duas semanas no Brasil, em dezembro irá na Espanha falar com os atletas que atuam na Europa, e no ano que vem, irá até os Estados Unidos se encontrar com os jogadores da NBA. O planejamento terá treinos no Brasil antes do Pré-Olímpico e amistosos na Europa.

Publicidade

“Não entramos no grupo da Sérvia e essa era a minha preocupação inicial. Jogar contra a Sérvia, em Belgrado, é uma missão quase impossível. É uma coisa boa não jogarmos lá. Eu tenho muita experiência de jogar esses torneios pré-olímpicos. Não é tão importante olhar quem vamos enfrentar, mas sim focar na nossa equipe. É um torneio muito curto, de uma preparação muito curta e não podemos nos equivocar na forma de jogar. Brasil tem a chance de ganhar esse torneio em Split”, garantiu o treinador croata.

Com relação às outras sedes, vale destacar dois “grupos da morte”: o que será disputado em Victoria (CAN) e vai contar com seleções qualificadas como a anfitriã Canadá (que promete ir com força máxima), Grécia, República Tcheca e Turquia, e o que terá jogos realizados em Kaunas (LIT), com destaque para Lituânia e Eslovênia, que, provavelmente, decidirão o título da chave. 

Publicidade

Já na chave que será disputada em Belgrado (SER), a seleção da casa não deverá ter dificuldades para conquistar a vaga olímpica.

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários