O ala-pivô Yi Jianlian não vai reforçar o Los Angeles Lakers na próxima temporada. O jogador, de 27 anos, está sob contrato com o Guangdong Hongyuan, da China e recentemente recebeu uma proposta para retornar ao basquete americano. Longe da liga desde 2011-12, ele não se interessou pelo valor ofertado — salário mínimo para veteranos — segundo o jornalista David Pick, do Basketball Insiders.
Sexta escolha do draft de 2007, o chinês chegou como uma grande promessa no Milwaukee Bucks. Entretanto, ele jamais conseguiu mostrar grande potencial, mesmo quando teve muitas oportunidades.
Jianlian ficou conhecido também por ter adulterado sua idade por três anos. De acordo com os registros da NBA, ele nasceu em outubro de 1987, mas um documento chinês comprova seu nascimento em 1984.
Em cinco temporadas na NBA, Yi atuou por quatro times: New Jersey Nets, Washington Wizards, Dallas Mavericks, além do Bucks. Sem mercado, voltou para a China em 2012. Ele assinou uma extensão contratual de cinco anos com o Guangdong Hongyuan e não deve voltar a jogar nos EUA tão cedo.
Jianlian atuou em 272 partidas, sendo 163 delas como titular. Ele obteve médias de 7.9 pontos, 4.9 rebotes e teve um aproveitamento de 40.4% nos arremessos de quadra em cerca de 22 minutos de ação.