A direção do Philadelphia 76ers já avisou ao ala-pivô Ben Simmons, ex-jogador da Universidade de Louisiana State (LSU), que ele será a primeira escolha do draft nesta quinta-feira (23). A notícia foi divulgada no final da manhã desta terça-feira pelo repórter Chris Haynes, do jornal Cleveland Plain Dealer.
A decisão do Sixers já era esperada por todos que acompanham a NBA, afinal Simmons é considerado o maior talento do draft deste ano. O jogador australiano, inclusive, já fez um treinamento privado para o time da Philadelphia. Nenhuma outra franquia havia assegurado um workout com o ala-pivô desde o início da preparação para o recrutamento.
Simmons, de 19 anos, mostrou em apenas uma temporada no basquete universitário que tem todas as ferramentas para ser uma estrela da NBA nos próximos anos. Muitos scouts, inclusive, afirmam que ele é o melhor prospecto desde LeBron James. Em 33 jogos disputados por LSU, o jogador australiano deixou ótima impressão e angariou médias de 19.6 pontos, 11.9 rebotes, 5.0 assistências e 2.0 roubadas de bola, além de um aproveitamento de 56.1% nos arremessos de quadra.
Com a adição de Simmons, o Sixers terá várias opções para o seu garrafão na próxima temporada. O australiano vai se juntar a Nerlens Noel, Joel Embiid e Jahlil Okafor, além do veterano Carl Landry. O time da Philadelphia também deverá contar, a partir de 2016/17, com o ala-pivô croata Dario Saric, o que vai acirrar ainda mais a briga por minutos em quadra.
Com tanto jogador de garrafão e poucas opções no perímetro, é esperado que o Sixers concretize ao menos uma negociação na dia do recrutamento. Segundo o repórter Kevin O’Connor, da Comcast SportsNet (CSN), o parceiro de troca seria o Boston Celtics. Na negociação, o Sixers cederia um de seus pivôs – Jahlil Okafor ou Nerlens Noel – pela terceira escolha geral do draft. Com essa pick, o time da Philadelphia selecionaria o armador Kris Dunn.