Há um mês, o Philadelphia 76ers estava tranquilo na liderança da divisão do Atlântico e parecia caminhar sem problemas para os playoffs. O time apresentava uma das mais eficientes defesas da liga e Doug Collins era tido como forte candidato ao prêmio de melhor técnico da temporada. No entanto, tudo mudou nas últimas semanas.
Com somente duas vitórias nos últimos sete jogos, o Sixers caiu para a oitava posição da conferência Leste e ainda pode perder a vaga na pós-temporada para o Milwaukee Bucks. Collins consegue identificar quais são os problemas da equipe desde o início do ano, mas não vê resposta do elenco.
“Há duas coisas que nós não fizemos bem nesta temporada: vencer partidas apertadas e conseguir lances livres. Fechar partidas requer força mental. Conseguir lances livres requer força física. Para mim, são os dois problemas que mais se destacam. E eu falo sobre isso o tempo todo”, descreveu o treinador, o que reforça o rumor de que Collins não teria um bom relacionamento com os jogadores.
Em partidas decididas por sete pontos ou menos, o Sixers tem apenas três vitórias e 19 derrotas. No entanto, o veterano Elton Brand acredita na recuperação do time. “Estou muito otimista, acredito em meus companheiros. Nós vamos encontrar um jeito de vencer. Nós não fechamos os jogos, mas temos jogado bem”, analisou.
Para o ala Thaddeus Young, a situação é crítica e a quota de erros da equipe na temporada acabou. “É a hora da verdade. Definitivamente, precisamos vencer as cinco próximas partidas para solidificar nossa posição. Nós não podemos mais perder. Este é o momento em que temos de descobrir formas de triunfar para termos alguma chance nos playoffs”, finalizou.