Técnicos e atletas do Philadelphia 76ers estão animados com a disposição que Ben Simmons vem mostrando de tentar mais arremessos durante os treinos da equipe. E a empolgação passa pelo fato de que superar a relutância absoluta do armador em usar o fundamento tem sido uma batalha longa e difícil. Um desafio que, em certo momento, necessitou a presença de ajuda profissional.
Segundo Jackie MacMullan, da ESPN, a direção do Sixers contratou um profissional especializado em psicologia do esporte para trabalhar ao lado do astro de 24 anos desde a offseason passada. A busca de ajuda aconteceu após aceitação do próprio jogador e a admissão de que os esforços de treinadores, jogadores, amigos e até familiares não foram bem-sucedidos em fazê-lo arremessar mais nos jogos.
A confiança em torno do arremesso de Simmons, porém, não é algo recente. Após converter as duas primeiras cestas de três pontos da carreira, nessa temporada, o técnico Brett Brown chegou a estipular a meta de que tentasse um tiro de longa distância por partida. Nas 33 partidas seguintes, ele tentaria um total de só dois arremessos desse tipo – e, sem surpresas, nenhum deles caiu.
Em abril, Simmons falou sobre o problema e garantiu ser um “trauma” que o tempo trataria de curar. “Eu sei que o arremesso vai vir. É só me sentir confortável em tentar. Passa pela confiança de que eu posso acertar. É um sentimento instintivo. Poderia ser um desses caras que convertem 30% para três pontos, mas prefiro trabalhar mais e tornar-me o jogador que acertará uns 40% deles”, explicou.