Agora é oficial: o pivô Joel Embiid está fora da temporada. O Philadelphia 76ers anunciou que o calouro não vai atuar nos últimos 22 jogos da equipe na campanha para recuperar-se de um edema ósseo leve e rompimento parcial do menisco do joelho esquerdo. É esperado que ele esteja em totais condições para uma eventual participação nas Ligas de Verão e a disputa da pré-temporada do time.
Exames realizados na última segunda-feira apontaram que, embora o edema ósseo tenha evoluído consideravelmente, o rompimento da cartilagem do joelho do atleta de 22 anos tornou-se mais evidente do que em avaliações anteriores. Afastá-lo das quadras seria uma medida de precaução agora, uma vez que o jovem já possui um longo histórico de lesões.
“Nosso principal objetivo e foco continua sendo proteger a saúde e capacidade de jogar basquete de Joel. Nós seguiremos a trabalhar com especialistas renomados visando conseguir mais informações clínicas e determinar o melhor curso de ação para recuperá-lo”, declarou o presidente de operações da franquia, Bryan Colangelo, por meio de nota oficial.
A ausência permanente de Embiid abre uma dúvida sobre a premiação de novato do ano na liga. O pivô é considerado amplo favorito para receber a honraria desde o início da campanha, mas, com só 31 partidas disputadas na campanha, é possível que seja retirado de consideração informalmente pelos votantes. Nunca um calouro venceu o prêmio tendo realizado menos de 50 jogos.
Terceira escolha do draft de 2014, o ex-jogador da Universidade de Kansas passou dois anos recuperando-se de fraturas e cirurgias no pé antes de finalmente estrear na NBA. Embiid marcou presença no pouco tempo em que esteve disponível no Sixers, acumulando médias de 20.2 pontos, 7.8 rebotes e 2.5 tocos em apenas 25.4 minutos de ação por noite.