https://www.youtube.com/watch?v=QL2JPRU2GOY
Foi por pouco. Na última chance, o Philadelphia 76ers evitou igualar o pior início de temporada da história da NBA ao encerrar uma série de 17 derrotas consecutivas derrotando o Minnesota Timberwolves, nesta quarta-feira. A partida não foi agradável de assistir – como o placar de 85 a 77 evidenciou –, mas o que importava para o Sixers era o resultado positivo. Sair do zero na coluna de vitórias era mais importante do que qualquer outra coisa.
“Eu acho que é um grande alívio. É um peso tirado das costas para mim. E acredito que seja o mesmo para todos aqui, agora que temos um triunfo”, comemorou o armador Michael Carter-Williams, que liderou o time com 20 pontos, nove rebotes e nove assistências. O Sixers tem o elenco mais jovem da liga em média de idade e, para vários integrantes do elenco, essa foi a primeira vitória da carreira.
Assim como Carter-Williams, o treinador Brett Brown é remanescente da última temporada e participou da equipe que igualou a marca de maior sequência de derrotas da história da NBA (26). Mais do que não colocar novamente seu nome nos livros de recordes, ele acredita que evitar mais um recorde negativo foi importante para manter o otimismo e entrega diária dos jogadores.
“Nós sentimos que esse resultado valida o trabalho que estamos fazendo. Eu tenho um grande respeito pelo fato do elenco nunca desistido ou pegado leve em um treinamento. Sem dúvidas, nossos atletas foram premiados hoje”, exaltou o técnico, que completou 100 jogos a frente do Sixers conquistando seu 20º triunfo.
Congrats lil homies. Keep fighting and stay strong #Sixer4Life
— Allen Iverson (@alleniverson) December 4, 2014
A vitória dos visitantes veio com um rendimento ofensivo abaixo até dos seus padrões. O time da Philadelphia converteu apenas 39% de aproveitamento nos arremessos, cometeu 19 erros de ataque e anotou nove pontos no segundo período para “queimar” uma diferença de dígitos duplos construída nos minutos iniciais. O contexto em que o revés aconteceu deixou o ala-armador Corey Brewer absolutamente irritado nas entrevistas pós-jogo.
“Esqueça todo o resto, porque isso é o que faz essa derrota realmente ruim: eles jogaram mal e nós ainda conseguimos perder. Temos que nos olhar no espelho. É duro. Simplesmente não podemos perder um jogo como esse e ponto final”, desabafou o atleta, que anotou apenas sete pontos em 39 minutos de ação pelo Twolves.
Agora, o Sixers passa a enfrentar o desafio de evitar a pior campanha da história da NBA. A equipe precisa de, no mínimo, mais nove vitórias nos próximos 64 jogos (uma a cada sete partidas) para não colocar mais um recorde negativo em sua trajetória recente. Mas, pelo menos, o primeiro passo já foi dado.