No início de 2025/26, o Los Angeles Lakers apostava que Deandre Ayton pudesse ser a solução para um garrafão que vinha sofrendo com pivôs ruins. No entanto, com o ano já na segunda metade, a sensação é de que o jogador não atingiu o esperado. Desta forma, a posição pode seguir como uma necessidade da franquia no mercado.
Deandre Ayton chegou ao Lakers na última offseason da NBA. Com Luka Doncic e LeBron James, um pivô era visto como o detalhe final para colocar Los Angeles entre as forças do Oeste. O veterano, desta forma, foi a opção mais barata, mas que poderia corrigir o problema, visto que foi uma primeira escolha de Draft.
Após 46 jogos, porém, Ayton não supriu a aposta do Lakers. Por enquanto, ele tem médias de 13.2 pontos, 8.5 rebotes, 0.9 assistência e um toco. Embora os números sejam medianos, são os piores da carreira do pivô na NBA.
Com Deandre Ayton em baixa, é provável que o Lakers explore o mercado de pivôs. Ainda mais que o jogador está no último ano de contrato garantido e, embora tenha uma opção, pode ser trocado. Desse modo, o site Fade Away World listou cinco atletas de garrafão que podem suprir o jogador na função.
Pivôs para substituir Deandre Ayton no Lakers
Walker Kessler (Utah Jazz)
O Lakers tem dois caminhos para conseguir um pivô titular: o mercado de trocas ou o de agentes livres. No primeiro, a melhor opção para o time angelino pode ser Walker Kessler. O jogador do Utah Jazz vem sendo ligado a rumores nos últimos anos, mas seguiu no elenco após mais uma trade deadline.
O time de Los Angeles, ainda assim, pode insistir para tirar o pivô do Jazz. Uma oferta, segundo o site, poderia envolver escolhas de Draft, além de jovens jogadores, como Jarred Vanderbilt ou Dalton Knecht. Caso o negócio aconteça, Kessler poderia melhorar a defesa de garrafão do Lakers, graças as médias de 1.4 roubo e 1.8 toco em 2025/26.
Daniel Gafford (Dallas Mavericks)
Ainda no mercado de trocas, Daniel Gafford aparece como uma outra opção para o Lakers. O pivô do Dallas Mavericks já atuou ao lado de Luka Doncic, sendo fator que pesa em qualquer avaliação feita pela diretoria. Além disso, ele entrega no jogo vertical, além de ser um bom defensor, já que manteve médias de 1.3 toco e mais de 60% de acerto.
A negociação, porém, pode exigir ativos relevantes. Em especial, por envolver um rival direto no Oeste, além da pressão no Mavericks após a troca de Doncic para Los Angeles. Ainda assim, pelo encaixe imediato, Gafford surge como uma alternativa confiável para o Lakers.
Leia mais!
- Boletim de rumores e trocas da NBA (17/02/2026)
- Jalen Brunson descarta “desconto” em novo contrato com o Knicks
- NBA: Celtics fecha contrato com dois jogadores
Mitchell Robinson (New York Knicks)
O segundo caminho para o Lakers é o mercado de agentes livres. Então, um nome interessante é Mitchell Robinson. O pivô do New York Knicks chega ao fim de contrato nesta offseason e pode se tornar uma alternativa mais acessível para o time angelino, já que não deve pedir um salário alto.
Sem grande talento ofensivo, Robinson construiu sua carreira como especialista defensivo na NBA. Em 2025/26, por exemplo, ele está com média 1.1 toco por jogo, tendo forte presença física no garrafão. A principal dúvida envolve seu histórico físico. O pivô não tem conseguido manter sequência longa de jogos nos últimos anos.
Robert Williams (Portland Trail Blazers)
Por fim, outro nome disponível na agência livre é Robert Williams. O pivô, que passou seus melhores anos no Boston Celtics, surge como uma opção menos badalada, mas com potencial de impacto. No time celta, aliás, ele se consagrou por elevar o nível coletivo do sistema defensivo. Em 2025/26, ele está com média de 1.4 toco por partida.
Assim como Robinson, porém, Williams também tem o físico como ponto de atenção. As lesões marcaram seus anos na liga, o que pode reduzir seu valor de mercado. Portanto, embora seja uma questão negativa, isso pode torná-lo uma aposta barata para Los Angeles.
Siga nossas redes sociais
Todas as informações da NBA estão nas redes sociais do Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Confira todo o nosso conteúdo, mas não se esqueça de seguir a gente por lá.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA
Fonte: Reprodução / X

