Site faz comparações entre Wembanyama, Durant e LeBron

Comparação levou em conta as temporadas de novatos dos três jogadores

comparação wembanyama durant lebron Fonte: Christian Petersen / AFP

A NBA ganhou a presença de um dos grandes prospectos da história do basquete: o francês Victor Wembanyama. Já em seus primeiros jogos, então, o jovem do San Antonio Spurs mostra o motivo de tantas expectativas no seu jogo. E, assim, o site Fadeaway World traçou comparações entre Wembanyama, LeBron James e Kevin Durant. Os dois últimos, no caso, em suas temporadas de calouros.

Para o comparativo, a página dividiu os astros em alguns critérios. Sendo eles: pontuação; arremesso; atleticismo; defesa; controle de bola; poder de decisão; liderança; QI de basquete; impacto; eficiência; um contra um.


Em cada um destes pontos, então, o melhor recebeu três pontos, o segundo, dois, e o terceiro um ponto. Ao final, com base nas somatórias, o site elegeu o melhor dos três. Confira:

Publicidade

Pontuação

Os três jogadores são conhecidos por seu poder ofensivo. Ainda assim, o título de melhor calouro pontuador ficou com Kevin Durant. Para o portal, o ex-Oklahoma City Thunder tem um “repertório de pontuação incomparável, já que ele pode marcar pontos com facilidade de todas as áreas da quadra”. Em sua temporada de estreia, teve média de 20.3 pontos por partida.

LeBron James, por outro lado, até conseguiu uma marca melhor de 20.9 pontos. No entanto, o site entende que ele “não tinha o repertório ofensivo de Durant”. Já no caso de Wembanyama a projeção ainda é baseada no seu potencial. Ou seja, ele pode se equipar aos outros dois, mas, por enquanto, “está abaixo em termos de habilidade de pontuação pura no momento”.

Publicidade

Arremesso

Se foi declarado como um jogador com “repertório de pontuação incomparável”, naturalmente, Durant também leva com o melhor arremesso. Apesar da média de 43% de aproveitamento nos arremessos, o site entende que “seu arremesso era certamente consistente e difícil de ser alterado”. Além disso, afirmou que ele é um atirador “que pode virar qualquer jogo a seu favor com sua incrível precisão”.

Na sequência, desta vez, vem Wembanyama, que garante mais dois pontos. O destaque, neste caso, vem no seu poder de garantir arremessos precisos em qualquer ponto da quadra. Algo que, assim, o garante até aqui um aproveitamento de 50%. LeBron, por outro lado, “não é conhecido por sua destreza no arremesso como Durant”. Por fim, o site declara que “seu arremesso era terrivelmente inconsistente”.

Publicidade

Atleticismo

Antes de Wembanyama, a resposta aqui seria claramente LeBron. No entanto, o francês tem neste quesito seu ponto forte. Mesmo com 2,24 metros, conta com agilidade, velocidade e explosão impressionantes. Algo que fortalece sua “capacidade única de correr pela quadra, contestar arremessos e até mesmo conduzir a bola”.

Logo, na sequência, vem o camisa 23 do Los Angeles Lakers. “O atleticismo de LeBron o permitiu dominar em ambos os lados da quadra, seja ao conduzir para a cesta, fazendo enterradas espetaculares ou jogando defesa de alto nível”. No entanto, nunca contou com a altura fora da curva de Wemby.

Publicidade

E, assim, com apenas um ponto, Kevin Durant, que, para o site, “dependia mais de habilidade e destreza do que de força física bruta”.

Defesa

Mais três pontos para Wembanyama. É fato, neste ponto, o talento do francês em marcar qualquer jogador. Graças a sua altura, claro, consegue distribuir bloqueios no perímetro e também no garrafão.  Assim, em seus primeiros jogos, já garantiu médias de 1.4 roubos de bola e 2.2 bloqueios por jogo.

Publicidade

A segunda posição também se repete. O Fadeaway World afirma que, logo no começo, LeBron “se estabeleceu como um defensor versátil. Isso graças a “sua combinação de tamanho, velocidade e QI de basquete.

Agora, no caso de Durant, o lado defensivo nunca foi reconhecido como seu ponto forte. “Embora ele certamente tivesse as ferramentas para ser um defensor sólido, seu foco e reputação estavam mais centrados em suas habilidades de pontuação”.

Publicidade

Leia mais sobre Wembanyama, Durant e LeBron!

Controle de bola

Enfim, a primeira vez em que LeBron garante os três pontos. Logo de início, a página reconhece a habilidade do camisa 23 de carregar a bola. E, assim, mesmo em sua temporada de calouro, conseguia navegar pelas “defesas com graça e criar oportunidades de pontuação tanto para si mesmo quanto para seus companheiros de equipe”.

Na segunda colocação, Durant. Assim como James, o agora jogador do Phoenix Suns também demonstrou grande controle de bola no seu primeiro ano. Algo que “o permitia se destacar em situações de um contra um, mesmo com apenas 19 anos”.

Publicidade

No caso de Wemby, o reconhecimento também acontece. Mesmo com sua altura, ele é capaz de manter um alto controle de bola. No entanto, para o site, seria injusto o equiparar aos outros dois neste sentido, já que eles “essencialmente eram armadores em sua temporada de novato”.

Poder de decisão

Este quesito, certamente, foi o mais complicado para o FadeAway World. Afinal, a página entendeu que “é difícil para qualquer novato ser decisivo. Assim, consideram os anos seguintes a temporada de calouro. Com isso, Durant levou a primeira colocação. Isso porque “sua capacidade de se destacar em momentos críticos e realizar arremessos que mudavam o jogo o tornaram um dos jogadores mais decisivos na história do esporte”.

Publicidade

Pelo critério, então, a segunda colocação fica com James. “Durante seus anos de jogo, LeBron demonstrou sua capacidade de realizar jogadas cruciais, seja um arremesso vencedor de jogo, uma assistência oportuna ou uma parada defensiva em situações críticas”, explicou o site.

Enfim, Wembanyama fica atrás de LeBron e Durant neste quesito de comparações. Afinal, ele ainda não teve grandes momentos de decisão. Assim, embora ele tenha demonstrado promessa em diversos aspectos do jogo, o desenvolvimento de suas habilidades decisivas provavelmente evoluirá à medida que ele ganhar experiência e se adaptar às situações de alta pressão da NBA”.

Publicidade

Liderança

Novamente, um ponto que LeBron sempre mostrou sua força. Desde que chegou a NBA, o camisa 23 foi um líder. Tanto que “no momento de sua estreia, James mostrou que era um líder natural que elevava o jogo dos outros ao seu redor e ele leva esta categoria com facilidade”.

Em segundo, mesmo ainda no início de sua carreira, Wembanyama também mostra que é um grande líder. Afinal, graças a sua tranquilidade em coordenar seus companheiros, levou o Spurs a duas vitórias contra o Suns, time, inclusive, de Durant. Este que, no caso, “foi reconhecido por suas contribuições em quadra, mas não teve o mesmo nível de impacto na liderança”. Algo que, então, sempre ficou em segundo plano.

Publicidade

QI de Basquete

Em níveis de inteligência no basquete, novamente, James sempre foi um destaque. “Mesmo como novato, ele consistentemente tomava decisões de alto nível, seja orquestrando jogadas, encontrando companheiros de equipe desmarcados ou fazendo paradas defensivas cruciais”, declarou o Fadeaway World.

Na segunda colocação, com os dois pontos, está Wembanyama. Como LeBron, o francês tem se mostrado capaz de envolver seus companheiros em quadra. E, para a página, estar acompanhado de Gregg Popovich faz a diferença. “O transformará em um jogador mais inteligente que Tim Duncan”.

Publicidade

Já Durant, mais uma vez, tem este ponto como algo em segundo plano. A página reverenciou seu talento em ser um jogador de “execução’, mas não de criação. Algo que, então “não foi tão proeminente em seus anos de jogo em comparação com os outros dois nesta categoria”.

Impacto

Nas comparações sobre impacto, LeBron mais uma vez ganha de Durant e Wembanyama os três pontos. Seu impacto, mesmo na temporada de calouro, foi imediato e ele “exibiu maturidade excepcional e a capacidade de elevar o desempenho de sua equipe”. Tanto que o Cleveland Cavaliers avançou de apenas 17 vitórias, na temporada anterior, para 35.

Publicidade

Na sequência, vem o calouro do Spurs. Como o craque do Lakers, o francês já mostra sua influência em quadra. Afinal, já de imediato, se “tornou uma força defensiva na liga, alterando os arremessos dos oponentes e fornecendo uma base defensiva sólida para sua equipe”.

Durant, por outro lado, em seu primeiro ano, conseguiu consolidar “apenas” o seu altíssimo nível ofensivo. E, assim, “não tínhamos certeza de suas habilidades gerais em comparação com os outros dois”.

Eficiência

No penúltimo quesito, vem Wembabyama, que garante mais três pontos. Para a página, suas médias de 20.6 pontos, oito rebotes, 50% nos arremessos e 32% do perímetro são a prova de que é um jogador que sabe tomar as escolhas corretas.

Publicidade

LeBron James, neste caso, também sempre teve destaque. Afinal, era capaz de combinar “pontuação, criação de jogadas e defesa de forma harmoniosa. No entanto, suas médias não foram tão brilhantes como as de Wemby, com 3.5 turnovers e apenas 41.7% dos arremessos, 29% de três e 75.4% da linha  lance livre.

Por fim, Durant. Segundo a página, ele pecava “em termos de seleção de arremessos e impacto geral no jogo, não era tão avançada quanto a dos outros dois. E, assim, acertou apenas 43% dos arremessos de quadra e 28.8% de três.

Um contra um 

Graças ao seu talento ofensivo, Durant leva o último quesito. De imediato, o astro “exibiu uma extraordinária habilidade de dominar em tais cenários”. Tanto que era capaz de criar arremessos em qualquer ponto contra qualquer defensor.

Publicidade

Wembanyama, por sua vez, mostra potencial na categoria. Por saber tirar vantagem de sua altura imponente, combinada com habilidades ofensivas emergentes e capacidade de bloqueio de arremessos. Então, se torna uma presença formidável em quadra em situações um contra um”.

Já o astro do Los Angeles Lakers, neste caso, segundo o Fadeaway World, “enfrentou desafios no jogo um contra um durante sua temporada de novato”. Assim, com as comparações da época, LeBron ainda estava refinando este ponto do seu jogo, enquanto Durant e Wembanyama chegaram prontos para atormentar qualquer defensor.

Publicidade

Resultado final

Dadas todas as comparações, eis o resultado final: LeBron, com 24 pontos, Victor Wembanyama, 22 e Kevin Durant com 20. Após tantas categorias, é certo que James ofereceu um jogo praticamente completo em sua temporada de estreia. Wembanyama, por sua vez, ainda tem que adaptar seu jogo ao estilo da NBA. Durant, por fim, para o site, se limitou mais ao seu talento ofensivo, tendo, assim, “um estilo mais unidimensional”.

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Se inscreva, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários