Silver considera “eliminar” conferências para mudar estrutura dos playoffs

Comissário da NBA vê injustiça no sistema atual e quer mata-mata com os 16 melhores times

Fonte: Comissário da NBA vê injustiça no sistema atual e quer mata-mata com os 16 melhores times

Adam Silver 4

O comissário Adam Silver está preparado para propor mudanças profundas na estruturação dos playoffs da NBA. Com 11 dos 17 times de melhor recorde da temporada na conferência Oeste, o executivo-mor da liga acredita ter se tornado uma necessidade criar um sistema de classificação para o mata-mata que priorize fatores competitivos em vez de geográficos.

“Nós queremos ver os melhores times nos playoffs e reconhecemos que existe uma falta de balanço, certa injustiça no modelo atual de classificação”, disse o dirigente, em entrevista à rede Comcast Sportsnet na última quarta-feira.

Publicidade

O modelo que Silver deverá apresentar para votação na próxima offseason asseguraria vaga direta nos playoffs aos seis campeões de divisão da temporada. Os outros dez classificados seriam os donos das melhores campanhas entre as outras 24 franquias da liga, sem importar se estão na conferência Leste e Oeste. Neste ano, por exemplo, teríamos Pelicans e Thunder tirando as vagas de Nets e Hornets no mata-mata.

“Esse é o tipo de proposta que precisamos analisar. É claro que há problemas com viagens, mas, hoje, os times já têm seus próprios aviões e rotas. Isso é algo que vou estudar com atenção junto ao comitê competitivo da NBA. Sei que muitos donos de franquias possuem posições bem definidas sobre o assunto, mas acho que chegamos ao ponto em que uma mudança é obrigatória”, cravou o comissário, prevendo votos contrários ao redor da liga.

Publicidade

Se a proposta não for aceita, Silver não crê que o debate da questão possa parar e já pensa em outras opções para tornar o sistema mais justo, como mudar a composição das divisões e conferências. “Não acho que a discussão deva terminar apenas neste modelo. Realinhamento é algo que também estamos prontos para considerar”, avisou.

Últimas Notícias

Comentários