No último dia 7, a estrela do basquete Shaquille O’Neal expressou o seu desejo por comprar a franquia da NBA em Las Vegas, com intenção de ter seu próprio grupo na expansão. O ex-atleta, atualmente, é um entusiasta dos investimentos e se interessou pela oportunidade de se tornar dono da empresa.
“Eu gostaria de ter o meu próprio grupo. Eu sei que Las Vegas ainda não tem um time da NBA, mas se um dia chegar a este ponto, eu gostaria de fazer parte disso”, afirmou em entrevista para o jornalista Arash Markazi, do portal The Messenger Sports.
Além deste anúncio, o empresário também demonstrou não ter nenhum interesse em ter sócios no seu novo negócio: “Eu adoro isso. Eu gostaria de ter meu próprio grupo, mas quero tudo para mim”.
Shaquille O’Neal possui um império de negócios, com cerca de dez restaurantes em seu nome, além do desejo de continuar a crescer profissionalmente no ramo de investimento.
Shaquille O’Neal x LeBron James
Apesar de ser um assunto ainda em pauta para a Liga, o interesse pela expansão da marca vem crescendo entre os ex-atletas de basquete. Há cerca de um ano, LeBron James já havia demonstrado interesse em comprar a nova franquia da Liga quando ela fosse lançada no mercado.
Agora, com a repercussão das falas de Shaquille O’Neal, o conhecido “King James” deu uma entrevista falando sobre o assunto na segunda-feira, 9.
“Faz sentido. Eu acho que adicionar uma franquia da NBA em Las Vegas vai simplesmente colaborar para o atual momento da cidade. Temos os Raiders [da NFL] aqui. O All-Star Game foi aqui algumas vezes. Temos a Fórmula chegando em breve. Eu acho que é questão de tempo. E eu espero fazer parte deste tempo”, afirmou o LeBron após a entrevista de O’Neal.
No entanto, diferente do seu concorrente, LeBron diz que cogita reunir um grupo de pessoas interessadas para fazer o negócio acontecer.
Com os boatos de expansão aumentando, surgem mais investidores interessados pelo time prometido, fazendo com que o lançamento da NBA tenha uma chance considerável de ser um sucesso para o proprietário oficial.
A expansão da NBA
Os rumores na imprensa dos Estados Unidos sobre uma possível expansão da NFL não são recentes, com duas cidades mais cotadas para receber os novos times, sendo Las Vegas e Seattle.
Atualmente, a cidade de Vegas já é o lar de inúmeras equipes renomadas, como os Golden Knights (NHL) e a atual aquisição dos Raiders, o Las Vegas Aces (WNBA), o que faz com que o território seja uma opção para receber este movimento.
Em julho deste ano, o comissário da liga, Adam Silver, confirmou para os jornais americanos que as conversas sobre este assunto aconteceriam em breve, deixando os interessados ainda mais dispostos a fechar negócio.
“Nós vamos falar sobre a expansão depois que os novos acordos de direitos de transmissão forem concluídos. Não é algo certo, como já falei antes, mas acho que é natural que as organizações cresçam ao longo do tempo”, disse o comissário, conforme reprodução no portal G1.
A ideia de expansão da NBA surgiu como uma solução financeira para arcar com os prejuízos causados pela pandemia de 2020 na Liga.
Quando este tipo de ação ocorre, os atuais donos dos times entram em um acordo de dividirem toda a futura receita em troca de um investimento imediato nas suas equipes.
A última expansão da Liga ocorreu em 2004, período onde chegou à marca de 30 times em seu histórico. Agora, com a expectativa crescendo sobre este passo, muitas pessoas já possuem seus palpites NBA de quais jogadores poderiam fazer parte desta nova equipe e como eles poderiam trazer mais notoriedade para o novo time da cidade.
O potencial de Las Vegas para o entretenimento
Um novo time em Las Vegas poderia agregar mais valor para a região, trazendo notoriedade e atraindo mais pessoas de todo o mundo.
Atualmente, a cidade é conhecida pelos cassinos e atividades de entretenimento, mas outras possibilidades já ganharam espaço no mercado online, inclusive gerando maior interação entre apostadores e fãs de esportes.
Com mais um time bem consolidado, seria possível unir ainda mais esses dois cenários, como já acontece com o NBA Bets, por exemplo, atraindo a atenção e o favoritismo dos torcedores para um time local.
Assim, o interesse de O’Neal e a disputa com outros grandes nomes do basquete seria interessante para a cidade, para a Liga e para os fãs de basquete que buscam mais diversidade no cenário atual.