Shaq e Iverson lideram lista de finalistas para Hall da Fama

Ex-atletas são destaques entre 14 candidatos a entrarem no templo máximo do basquete neste ano

Fonte: Ex-atletas são destaques entre 14 candidatos a entrarem no templo máximo do basquete neste ano

https://www.youtube.com/watch?v=MDSFPvmA75o

Dois dos maiores ídolos da última década na NBA estão entre os finalistas da classe de 2016 do Hall da Fama. Shaquille O’Neal e Allen Iverson são destaques na lista de 14 indicados a entrar no templo máximo do basquete neste ano, anunciados pelo Naismith Memorial em cerimônia especial nesta sexta-feira. Os eleitos serão conhecidos durante o Final Four do Torneio da NCAA, em abril.

“Ser nomeado um dos finalistas ao Hall da Fama é um tremendo feito. Cada um dos indicados da classe de 2016 possui um distinto impacto no esporte que amamos. Escolher os eleitos neste ano será uma tarefa desafiante para o Comitê de Honra, mas estamos ansiosos para anunciar os novos membros em abril”, declarou Jerry Colangelo, presidente do Naismith Memorial, por meio de nota oficial.

Publicidade

O’Neal é um dos beneficiados pelas novas regras do Hall da Fama para acelerar a elegibilidade de alguns dos maiores craques do basquete. Agora, os ex-jogadores são elegíveis depois de quatro anos da aposentadoria – um ano mais cedo do que sob o regimento anterior. Outro beneficiado pelas mudanças é o ex-pivô Yao Ming, elegível diretamente pelo Comitê Internacional já neste ano.

Além de Shaq e Iverson, o ex-armador Kevin Johnson (Phoenix Suns) é o terceiro ex-atleta da NBA que está entre os 14 finalistas. A lista ainda inclui uma ex-jogadora da WNBA (Sheryl Swoopes), seis técnicos universitários em atividade ou aposentados, dois ex-treinadores colegiais, um time universitário feminino histórico e um árbitro da NBA.

Publicidade

O processo de entrada para os 14 indicados agora passa pela votação do Comitê de Honra do Naismith Memorial. Todos os finalistas precisam de, no mínimo, 75% de aprovação entre os membros – que inclui os tradicionais 24 integrantes e o recém-incorporado Comitê da ABA, que tinha poder de eleição direta até o ano passado – para serem eleitos e introduzidos no Hall da Fama.

Publicidade

Em abril, além dos escolhidos entre os 14 indicados deste ano, também vão ser anunciados os quatro eleitos diretamente pelos comitês especiais da organização: o Comitê dos Pioneiros Afro-americanos, Comitê Internacional, Comitê dos Contribuidores do Esporte (único que pode eleger profissionais não envolvidos com a prática do jogo) e o Comitê dos Veteranos.

Confira a lista de finalistas da classe de 2016 do Hall da Fama:

Shaquille O’Neal – Ex-jogador quatro vezes campeão da NBA, escolhido para o Jogo das Estrelas em 15 oportunidades, medalhista de ouro olímpico, MVP da liga e eleito MVP das finais em três oportunidades. Ele é o membro mais jovem da lista de 50 melhores jogadores da história da NBA, divulgada em 1996.

Publicidade

Allen Iverson – Ex-jogador convocado para 11 Jogos das Estrelas, que liderou a liga em média de pontos em quatro oportunidades e ganhou o prêmio de MVP em 2001. Registra quase 27 pontos de média em 14 temporadas atuando no basquete profissional.

Kevin Johnson – Ex-armador convocado para três Jogos das Estrelas e eleito para o segundo quinteto ideal da NBA em quatro oportunidades. Vencedor do prêmio de atleta que mais evoluiu na liga (1989) e dono de camisa aposentada na Universidade de Califórnia.

Publicidade

Charles “Lefty” Driesell – Único técnico da história da NCAA a conquistar 100 vitórias por quatro diferentes instituições e um dos quatro treinadores a comandar quatro diferentes equipes ao Torneio da NCAA. Oitavo profissional com mais vitórias na primeira divisão da NCAA (786).

Darell Garretson – Ex-árbitro com 27 anos de carreira que esteve em 1.798 partidas de temporada regular e 41 jogos de finais da NBA ao longo da carreira. Um dos organizadores da Associação de Árbitros da NBA e chefe de arbitragem da liga por quase duas décadas.

Publicidade

Robert Hughes – Ex-técnico que atuou por 47 anos no basquete colegial do Texas. Cinco vezes campeão estadual e treinador com maior número de vitórias na história do circuito colegial masculino. Já integrante dos Halls da Fama do Texas e colegial.

Bo Ryan – Atual técnico da Universidade de Wisconsin, liderando a equipe a três títulos da conferência Big 10 e participação no último Final Four do Torneio da NCAA. Anteriormente, tetracampeão nacional da terceira divisão da NCAA por Wisconsin-Plateville.

Publicidade

Tom Izzo – Atual técnico da Universidade de Michigan State, liderando o programa a sete classificações para o Final Four do Torneio da NCAA e o título nacional universitário de 2000. Sete vezes campeão da conferência Big Tem e eleito melhor treinador da NCAA pela Associated Press em 1998.

John McLendon – Primeiro técnico tricampeão nacional universitário pela mesma instituição (Tennessee State, entre 1957 e 59) e primeiro treinador afro-americano a comandar uma equipe profissional (na ABA). Já eleito para o Hall da Fama como um contribuinte do esporte.

Publicidade

Eddie Sutton – Ex-treinador quatro vezes escolhido melhor técnico universitário do ano e o primeiro a comandar quatro instituições diferentes em Torneios da NCAA. Um dos oito treinadores da história da primeira divisão da NCAA a ganhar 800 jogos, com só uma campanha negativa em 37 anos.

Sheryl Swoopes – Ex-jogadora da WNBA, eleita para seis Jogos das Estrelas e três vezes MVP da liga. Selecionada para cinco quintetos ideais de temporada, além de ter vencido o prêmio de melhor defensora da WNBA em três oportunidades. Quatro vezes campeã da liga e dona de três medalhas de ouro olímpicas.

Publicidade

Leta Andrews – Treinadora de basquete colegial feminino por mais de 50 anos e técnica com maior número de vitórias na história do circuito de high schools de ambos os sexos. Já é integrante dos Halls da Fama feminino e colegial.

Muffet McGraw – Treinadora da Universidade de Notre Dame há quase 30 anos, com sete participações no Final Four da NCAA e o título nacional de 2001. Eleita três vezes melhor técnica da temporada universitária e sétima profissional com mais vitórias na história do basquete universitário feminino.

Publicidade

Time da Wayland Baptist University – Time feminino que venceu 131 partidas consecutivas entre 1953 e 58 e com dez títulos nacionais universitários em um período de 20 anos. Teve cinco jogadoras eleitas para o Hall da Fama em seu elenco, além de ser comandada por Harley Redin – também nomeado para o Hall da Fama anteriormente.

Últimas Notícias

Comentários