Depois de meses de incerteza, o ala-armador Shabazz Muhammad está liberado para estrear pela UCLA. A NCAA acatou uma apelação apresentada pela universidade nesta sexta-feira e declarou o jovem elegível novamente para o restante da temporada. Ele deverá disputar sua primeira partida na próxima segunda, quando os comandados de Ben Howland vão encarar Georgetown.
Muhammad estava impedido de atuar por ter violado as regras de amadorismo da NCAA enquanto ainda estava no colegial. Foi descoberto que um consultor financeiro (amigo da família) pagou três de suas viagens para visitar universidades no primeiro semestre. Pela infração, o jovem foi suspenso por três jogos (que já cumpriu) e terá que doar pouco mais de US$1.5 mil para instituições de caridade.
Em nota oficial liberada há pouco pela UCLA, o ala-armador comemorou o fim do caso e a possibilidade de retornar às quadras. “Eu estou empolgado por poder jogar já na próxima segunda. Minha família e amigos me apoiaram muito nesse processo e não poderia ter enfrentado tudo isso sem eles”, declarou.
Muhammad tem 19 anos e é considerado um dos dois melhores novatos da classe universitária de 2012 – o outro é o pivô Nerlens Noel (Kentucky). Ele foi o principal reforço trazido pela UCLA para a disputa da temporada e está projetado para ser um dos três primeiros escolhidos do draft do ano que vem.